Vendas online: otimize resultados com Social Selling

Antes da pandemia de coronavírus, muitas empresas e instituições de ensino já se encaminhavam para ter alguns de seus processos feitos exclusivamente on-line. Com a pandemia, esse processo se acelerou e as pessoas passaram a ficar cada vez mais tempo conectadas, o que acaba por ser uma grande oportunidade de conseguir realizar vendas por meios digitais. O Social Selling consiste em usar estratégias voltadas às redes sociais para identificar possíveis clientes e efetuar mais vendas online.  As principais plataformas de relacionamento na internet (Facebook, Linkedin, Instagram e  Twitter) somam mais de dois bilhões de usuários. É um universo de potenciais clientes que, com as melhores estratégias, vão converter em vendas.

O que é Social Selling?

Social Selling vai além de simplesmente criar uma página da sua empresa na internet. Compõe estratégias para uma marca se comunicar com os clientes de forma precisa, concisa e atrativa. Conquistar confiança e admiração do público alvo fideliza clientes, aumentando exponencialmente as vendas. O perfil da empresa deve criar proximidade, gerar identificação e oferecer informações práticas e objetivas.

As redes sociais são fundamentais para marcas

Os tempos de bater de porta em porta oferecendo serviços e produtos ficaram para trás. A dinâmica dos novos tempos exige agilidade e clareza na transmissão de informações. Nestes quesitos, as redes sociais se tornaram um grande atalho na comunicação da empresa com seu público. Antes de tudo, sua linguagem deve ser adaptada às especificidades de cada rede social para ampliar seu alcance de modo efetivo. Assim, a empresa consegue conquistar a confiança das pessoas antes mesmo do fechamento de qualquer negócio.

Acompanhe o seguinte cenário: um consumidor está navegando na internet procurando uma forma de sanar algum problema que lhe acomete. Antes de falar com qualquer representante da empresa, o consumidor vai avaliar o posicionamento virtual da organização, avaliar a mensagem, compreendê-la, se identificar ou não. Se essa comunicação tiver sido feita com cuidado e planejamento, possivelmente essa pessoa entrará em contato para ter mais detalhes de como funciona os processos de solução de problemas da organização.

A partir da impressão positiva inicial, a chance do vendedor fechar vendas online é muito maior. Segundo o Sproutsocial, 89% dos consumidores tendem a comprar de marcas que aprenderam a confiar por meio das redes sociais e destes, 85% indicam os produtos e serviços para pessoas conhecida.

Quais os melhores canais de vendas online?

Primeiramente, entenda a qual público se destina cada canal de vendas online. O LinkedIn funciona melhor para as empresas que pretendem negociar com outras empresas (B2B), enquanto o Instagram, Twitter e  Facebook são mais efetivos para o consumidor final comum (B2C). Não limite sua comunicação a apenas uma plataforma. Ter flexibilidade para flutuar por diferentes canais de venda fortalece a marca e a relação da empresa com os clientes.

Embora algumas pessoas subestimem o Facebook como ferramenta de vendas, a rede social azul oferece aos usuários um marketplace próprio, sendo uma interessante ferramenta para oferecer produtos e serviços para pessoas que não migraram para o Twitter e Instagram, por exemplo. Já o Instagram tem sido o queridinho das marcas para divulgação de seus produtos e serviços e conta com uma alta taxa de engajamento dos usuários. O apelo imagético criado por meio de fotos e vídeos potencializam a identificação mais rápida entre consumidor e marca.

Por fim, se puder colocar a sua empresa em todos os canais possíveis, faça. Independente da rede social que você escolher, foque em uma mensagem bem direcionada que ofereça aos consumidores informações objetivas, mas nunca superficiais. Aplique essas dicas e faça um Social Selling bem-sucedido!

Essas e outras dicas para fortalecer seus negócios estão no Guia da Campanha Perfeita do Mercado Black Money.

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