Não há forma eficaz de fidelizar os clientes de uma empresa que não seja via Marketing de Relacionamento. Essa estratégia de marketing tem como objetivo consolidar a relação de confiança e proximidade entre a empresa e seus clientes.
O cliente atingido positivamente pela estratégia da organização se tornará consumidor recorrente daquele serviço ou produto. Fazer com que as pessoas se tornem admiradoras da empresa é crucial para o crescimento do nome do negócio dentro do mercado.
O que é o Marketing de Relacionamento?
Vamos usar um exemplo prático e conhecido de Marketing de Relacionamento bem-sucedido: Netflix. A plataforma de streaming se notabilizou por estabelecer com seus clientes uma relação de proximidade, quase pessoal, inclusive sobre problemas que eventualmente aconteçam. A empresa conseguiu fazer com que milhares de pessoas enviem mensagens como se tivessem falando diretamente com alguém.
A estratégia da Netflixpassou a ser copiada até por suas concorrentes, como Amazon PrimeVideo, GloboPlay e TeleCine.
Algumas estratégias essenciais são: personalização, presença ativa nas redes sociais, timing de postagens com acontecimentos cotidianos, ouvir seu público alvo e entender suas demandas. E, talvez, a mais importante seja unir tecnologia ao atendimento humanizado.
Por que o marketing de relacionamento é importante para a sua marca?
A relação do cliente com as marcas mudou muito comparada ao que já foi em décadas atrás. Com a velocidade das informações, comparar qualidade ficou muito mais fácil, então não basta apenas ter um bom produto ou serviço. O cliente quer ter uma experiência positiva no relacionamento com a empresa antes, durante e após a compra. Por isso o Marketing de Relacionamento é tão essencial.
Resumindo, se um cliente é fidelizado, ele vai indicar para mais pessoas que indicarão para outros possíveis clientes, assim o faturamento aumenta gradativamente.
Como se conectar com o seu público?
A implantação de uma estratégia de Marketing de Relacionamento requer ações focadas em fazer clientes citarem positivamente a empresa para amigos, parentes e nas redes sociais. Atualmente o melhor meio de alimentar o estreitamento dessa relação é através das redes sociais e marketing de conteúdo (ebooks, e-mails, vídeos, etc).
Se quer personalizar o atendimento, tenha sistematizado os dados de seus clientes em uma planilha. Com esses dados será possível criar campanhas efetivas para fidelização do cliente. Pessoas que se sentem especiais retornam para novas compras, fazem menções positivas nas redes sociais, é como uma propaganda gratuita.
No processo de pesquisa e atualização de dados dos clientes, pode trazer informações sobre hábitos de consumo, frequência de compras e ticket médio. Com isso, no banco de dados da empresa, as campanhas personalizadas serão mais assertivas, pois atingirão as necessidades e preferências de consumo de cada cliente.
Outro aspecto importante é identificar os clientes que realizam compras com maior frequência e aqueles clientes cujas operações possuem grande relevância no faturamento da empresa. Então, é hora de ofertar serviços e produtos, enviar felicitações em datas importantes, realizar pesquisas de satisfação e pavimentar caminhos para futuros negócios e parcerias.
Uma organização que entende seus clientes e faz com que sintam-se especiais está dezenas de passos à frente para a consolidação do plano de negócios.
teste