Umas das sugestões que mais faço aos clientes que me procuram para desenvolvimento de websites é que se ainda não tem um site, precisam fazê-lo urgentemente!

Não há empresa de sucesso sem seu próprio site e isso independe do tamanho de sua empresa. Portanto, se você quer multiplicar seu alcance, ter  um espaço na web será indispensável para melhorar sua performance e posicionamento no mercado digital.

Nesse artigo, apresento os 06 pontos negativos de não ter um site na internet. E os 06 pontos positivos de ter sua página na internet e aparecer muito bem no comércio com maior crescimento de todos os tempos no mercado mundial.

1.Negativo:

Falta de presença na Internet: Com a informação acessível a todo instante em nossas mãos, as pessoas estão habituadas a tirar grande parte de suas dúvidas nas buscas da web. Entendendo que tudo que existe de interessante deve estar lá. E quando se trata de produto ou serviço, é fundamental seu produto / serviço estar presente nesta busca quando as pessoas precisarem de informações sobre ele.

2. Positivo:

Capilaridade: Um site pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, pois ele está sendo visualizado por diversas pessoas simultaneamente. A grande vantagem do site é o fato dele estar disponível 24h durante os 07 dias da semana. Ele pode alcançar locais antes não imaginados e mostrar potenciais nichos de mercado que podem ser explorados à distância e sem custos adicionais.

3. Negativo:

Má exposição de Produtos e Serviços: Ter uma página na rede social para colocar produtos e serviços de sua empresa é importante, mas não é a maneira mais prática. Imagina uma loja virtual, como seria a organização pelo maior preço? E por cores e tamanhos? As categorias? Por isso, ter seu próprio site pode ser uma das maneiras mais simples, práticas e estratégicas para atrair novos clientes e também novas oportunidades de negócio. Pois, os clientes têm a possibilidade de entender melhor o que você está oferecendo e como funciona e até testá-los.

4. Positivo:

Melhore a experiência para o usuário: Um site que permite ao usuário total controle sobre o manuseio da informação, dando a oportunidade de ver os tamanhos, as cores, dar zoom nas peças, ver as características de cada produto e serviço, ver os produtos semelhantes e outras informações relacionadas, oferece uma experiência muito mais profunda e completa e aumenta as possibilidades não só de compra, mas na decisão de contratar um serviço. Sem contar a credibilidade e autoridade que ganha quando tem uma informação mais estruturada e organizada.

5. Negativo:

Falta de Referências na Web: Uma vez que você não tem seu próprio espaço de divulgação, você cria uma nova barreira de acesso ao seu produto/serviço. E com a concorrência cada vez mais profissional, você pode ficar ainda mais para trás no mercado.

6. Positivo:

Presença na Web: Estar na internet e não ter presença são coisas diferentes, por isso é importante se posicionar quando estiver nesse espaço virtual. Ter sua própria plataforma de divulgação é fundamental par aparecer de maneira estratégica. Nela, poderá postar seus conteúdos de maneira informativa para atrair mais audiência e principalmente engajar o público que está alinhado ao seu modelo de negócio.

7. Negativo:

Perigo e Incerteza: Ter como principal plataforma as redes sociais é um grande risco! Sua empresa absorverá, indiretamente, os perigos de a rede social ficar fora ar e, consequentemente, seu negócio. Não há como controlar as incertezas, mas é importante ter controle sobre seu próprio espaço. Por exemplo: tivemos alguns episódios em que o Facebook teve problemas e ficou fora do ar em diversos países, como mostra a busca feita Google. Imagina o impacto gerado nas empresas que trabalham ela como único canal de vendas e plataforma estratégica?

8. Positivo:

Sua plataforma é o seu reinado: Faça seu site e determine você suas próprias regras e tenha a flexibilidade de adequá-lo de acordo com as exigências do mercado. Assim seu site contribuirá para impulsionar seu plano de negócios de maneira estratégica, direta e constante. Poderá também transformar as redes sociais em extensões de comunicação do seu site que alavancam seu negócio.

9. Negativo:

Rede Social não é a internet: Esse é um dado simples, mas acredite, há uma grande parte das pessoas que fazem uso de redes sociais acreditam que através dela conseguem estar presentes em toda internet. Por isso, é importante deixar claro que se você tem apenas presença em rede social, está atingindo uma pequena parte daquele nicho, determinadas pelas limitações de seus algorítmos. Ter sua estratégia na internet limitando-se às redes sociais é submeter-se às regras intrínsecas de cada uma delas. Não dizemos que isso é errado. Mas, é a maneira pela qual elas determinam suas próprias estratégias. No entanto, essas regras podem não ser positivas ao modelo de negócio de sua empresa, descaracterizando sua comunicação e forçando muitas mudanças para poder se adequar às regras impostas pela rede social.

10. Positivo:

Saiba utilizar as redes sociais a seu favor: Saber qual a personalidade de cada tipo de rede social e buscar fortalecer seu posicionamento na internet através dela é o que diferencia as empresas estratégicas, daquelas que apenas estão na internet por estar. Assim sendo, ajuste a integração do seu site compreendendo o sentido de cada uma delas. Isso é essencial para alinhar sua estratégia de comunicação. Saiba como funcionam as redes sociais e se beneficie disso direcionando essas forças para seu próprio negócio.

11. Negativo:

A concorrência não espera: Se você está fora da internet, logo não está sendo competitivo e não tem como acompanhar seus concorrentes. Eles estão acompanhando as diversas oportunidades de ganhos de competitividade que as ferramentas da internet proporcionam. Como saber o que seu concorrente está anunciando na web, sua presença nas mídias sociais, suas estratégias de anúncio, como estão buscando se posicionar, como seus produtos estão sendo expostos, enfim, todas as referências necessárias para poder se diferenciar de você e dos demais.

12. Positivo:

Saiba como seu concorrente está na internet: Entender seu concorrente vai muito além de saber o que ele vende. Mas, deve ser somado a como ele vende, onde ele vende, de que forma está vendendo e, principalmente, porque as pessoas estão comprando dele e não de você. As ferramentas de marketing digital são diversas e grande parte delas são gratuitas. Logo, com um pouco de dedicação é possível trabalha-las para beneficiar sua empresa e monitorar sua concorrência. Não apenas para saber seus preços, como também para entender a dinâmica do mercado web.

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