Esta é uma série de quatro capítulos que vai mostrar os quatro passos fundamentais para prospectar e conseguir masi clientes.
O primeiro conhecimento que você deve dominar, antes de tentar oferecer seus produtos e serviços para outras pessoas, é ter sabedoria sobre o seu PRODUTO e qual seu valor agregado.
PRODUTO x SERVIÇO
Vamos tratar aqui de produto e serviço como sendo a mesma coisa: Produto. Pois, se você é um eletricista, seu produto é reparo de instalações elétricas. Se você é mecânica, seu produto é reparo de automóveis. Se você tem uma confecção de roupas seu produto é vestuário e assim por diante.
A intenção de conhecer seu produto é para saber quais seus diferenciais, sua importância, qual o tipo de valor que ele possui ou está agregado a ele, seus custos e seu preço.
PREÇO X VALOR
Veja que aqui Preço é diferente de Valor. Uma vez que Preço é aquilo que você paga para obter o produto, já valor está ligado aos benefícios que as pessoas terão ao possui aquele produto. Por exemplo: Você acha caro pagar R$ 250,0 para consertar um problema elétrico às 11h da manhã que impossibilita utilizar a circulação de energia em sua casa? Talvez sim ou não. É necessário ter uma comparação para isso.
Agora, e se o preço do conserto desse mesmo problema elétrico for às 23h de uma noite chuvosa, você com crianças pequenas em casa e quando você chamar o profissional ele informar o valor de R$ 490,0 para realizar o reparo. Você acharia caro?
Com certeza não! Pois, a pessoa que atenderá sua necessidade nesse momento vai ter de sair fora do horário de comercial, se deslocar e enfrentar chuva e não dispor de luz natural pra facilitar o serviço e ainda fazer rápido.
Logo, isso tudo é levado em conta por você, que está imaginando onde vai encontrar alguém disponível e aceitar atender tal situação nessas condições.
Se você não sabe o que vende, não entende o valor do que tem mãos!
O mesmo tipo de produto tem valores diferentes, dependendo da ocasião.
Mas, essa não é uma questão de explorar, quase dobrando o preço do serviço. Mas, sim entender o quanto de esforço você precisa pra entregar seu produto e principalmente qual a urgência da demanda que o está solicitando. Quanto maior a urgência, maior a necessidade.
O primeiro passo é o autoconhecimento!
Conhecer o quanto seu produto gera valor é fundamental para saber precificar seu esforço e também como isso será trabalhado na hora de prospectar e conseguir mais clientes
Hora da reflexão & provocação:
Como você vai se comparar com o mercado, se não sabe distinguir seu produto dos demais?
Será que você não está cobrando barato demais pelo que entrega ou até caro demais pelo que está deixando de entregar? E sua qualidade, como anda? Por que as pessoas devem comprar de você e não do concorrente?
– Escreva num papel 05 benefícios sobre seu produto. Não vá escrever características técnicas. Tem de ser benefícios de verdade.
– Quais os valores que você entrega?
– E como você sabe que seu cliente está satisfeito?
Na semana que vem não perca o capítulo 02.
Não esqueça de compartilhar essa informação para que outras pessoas também aprendam mais sobre como propsectar e conseguir mais clientes 😉
teste
Uma resposta
Helio Roots, obrigada por compartilhar seus conhecimentos em prospecção.