A transição do colaborador individual para a função de líder não é fácil. Em muitos casos, as habilidades que lhe possibilitaram a promoção não serão as mesmas que o tornarão um bom gerente. E como tornar-se um líder eficaz?
Felizmente, temos organizações como o Google, que passaram anos pesquisando essa transição, para nos ajudar a desmistificar os segredos para o sucesso de novas lideranças.
Usando o Project Oxygen , um estudo interno que analisou mais de 10.000 impressões de gestores, incluindo avaliações de desempenho, pesquisas e indicações para prêmios e reconhecimento de gerentes de primeira linha, o Google identificou oito hábitos de gerentes altamente eficazes.
Através do site ReWork da empresa, um recurso que compartilha a perspectiva do Google sobre as operações das pessoas, o Google postou uma apresentação de treinamento na esperança de que isso pudesse beneficiar a todos.
Vamos dar uma olhada nos seis principais atributos que o Google incute em suas lideranças.
1. Mindset de crescimento e valores sólidos
Implementando a pesquisa da Dra. Carol Dweck, professora de psicologia na Universidade de Stanford, o Google incentiva seus gerentes a desenvolver uma mentalidade de crescimento. Ao contrário de uma mentalidade fixa (a crença de que habilidades são predeterminadas).
Os indivíduos com uma mentalidade de crescimento acreditam que a inteligência pode ser cultivada. Essa ideia simples desenvolve líderes que estão mais ansiosos para aprender, desafiar a si mesmos e experimentar, e isso eventualmente aumenta seu desempenho.
Embora o sucesso sempre exija tenacidade, trabalho duro e concentração, esta pesquisa sugere que esses traços são subprodutos de uma qualidade que os sustenta, a busca constante por desenvolvimento.
Por isso o Movimento Black Money desenvolveu seu braço – o Afreektech – onde nossa comunidade poderá aprender novas habilidades. O principal objetivo é proporcionar a democratização do ensino de tecnologias para empreendedores e jovens negros.
Além disso, o Google incentiva seus gerentes a identificar valores e aproveitá-los em seus estilos de gerenciamento.
O objetivo não é impor valores fixos, mas sim capacitar os líderes para alavancar sua moral individual para gerar um significado e impacto mais profundo para o seu trabalho.
Os gerentes têm que tomar decisões difíceis. Quando confrontado com a incerteza, os valores podem ser a tábua salvadora desta liderança.
2. Inteligência emocional (EI) de um líder eficaz
De acordo com Daniel Goleman e Richard Boyatzis (especialistas no assunto), EI é a capacidade de reconhecer e compreender as emoções em si e nos outros, e aproveitar essa consciência para gerenciar seu comportamento e relacionamentos.
Em outras palavras, é um senso elevado de autoconsciência.
Os gerentes que são autoconscientes tomam decisões melhores, se comunicam com mais eficiência e são mais compreensíveis.
Na verdade, Goleman relatou não só que a liderança baseada em EI pode ser o mais importante fator , mas também que a cultura corporativa pode representar de 20% a 30% do desempenho organizacional.
3. Humanização do gerente
Tudo bem, então este não parece um atributo. No entanto, se você der uma olhada no novo guia do facilitador de treinamento do Google , você notará alguns temas comuns.
À medida que os instrutores incentivam os novos supervisores a compartilhar seus desafios de transição e frustrações com seus colegas, eles simultaneamente ensinam que não há problema em ser vulnerável e honesto.
À medida que os gerentes se abrem e contam suas histórias, outros interagem com conselhos e orientações, fornecendo novas estratégias acionáveis.
É importante que todos os gerentes saibam que você não está sozinho nisso. Outros enfrentaram desafios semelhantes e podem te ajudar a tornar se um líder eficaz – se você permitir.
4. Coaching e Mentoria
Através do Projeto Oxigênio, foi revelado que a qualidade número um de um líder eficaz é ser um bom mentor. O Google acredita que bons mentores são fundamentais na evolução das pessoas e equipes. Como é definido uma boa mentoria:
- Feedback oportuno e específico
- Entregando feedback de maneira motivadora e ponderada
- Personalizando abordagens para atender a estilos de comunicação individuais em reuniões regulares
- Praticando escuta “ativa” empática e estando totalmente presente
- Estar ciente de sua própria mentalidade e do “discípulo”
- Fazer perguntas abertas para descobrir a perspicácia do mentorado
- Que o mentor tenha nível sênior
Deseja dar um Upgrade na sua carreira? Conheça o Programa de Mentoria Nina Silva!
5. Feedback
As palavras dos líderes têm o poder de construir ou destruir. O Google entende essa sensibilidade e ensina seus supervisores a serem consistentes (livres de preconceitos e vieses).
Ao fornecer feedback em suas equipes, para procurar o equilíbrio entre feedback positivo (motivacional) e negativo (desenvolvimento), para serem autênticos e apreciativos, e para indicar oportunidades de crescimento .
Para garantir que os julgamentos não sejam feitos em um vácuo, o Google estabeleceu uma rotina para ajudar os gerentes a tomar decisões melhores. Essa estrutura inclui perguntar e articular:
- O que você está resolvendo e o pensamento de toda equipe está na mesma página? (Identifique e comunique a causa raiz.)
- Por que isso é importante? (Ele suporta outros objetivos de negócios?)
- Quem é o decisor?
- Como a decisão será tomada?
- Quando as pessoas podem esperar uma decisão? (Mantenha as partes interessadas no circuito e gerencie as expectativas.)
Além disso, para garantir que decisões informadas sejam tomadas, o Google incentiva os gerentes a testarem suas ideias em voz alta e coletar feedback defendendo explicitamente suas opiniões (expressando opiniões individuais, raciocinando e fornecendo dados).
Testando sua compreensão perguntando sobre as perspectivas dos outros (solicitando idéias e feedback) e, em seguida, sintetizar as respostas para garantir uma compreensão abrangente antes de tomar uma decisão.
Embora esses seis atributos possam parecer básicos, de acordo com um artigo do New York Times , os resultados são tudo menos isso. O Google relatou uma melhora estatisticamente significativa em 75% de seus líderes de baixo desempenho após a implementação do programa.
E aí, as dicas do Google de como ser um líder eficaz te ajudaram no seu processo de liderança? Deixe seu comentário!
teste
3 respostas
Gostei, vou aperfeiçoar meu processo diário de liderança
Como fazer a governança de um coletivo de empreendedores negros?
Criando fazendo acontecer e convidado a periferia que tem riquesa em empreendedores.drsconhecidos e que precisam ser descobertos e se descobrirem