Quando pensamos no fortalecimento de afronegócios a presença de investidores é extremamente necessária. Estes podem ajudar tanto no ponto inicial de seu negócio como também a alcançar um novo patamar com maior estabilidade financeira.
Entretanto, existe uma dificuldade muito maior para pessoas negras conseguirem investidores, considerando que de R$ 1 trilhão movimentados por empreendedores brasileiros ao ano, apenas 36% é movimentado por empreendedores negros. E isso é uma consequência direta do racismo estrutural que impede que tenham acesso a investimentos e ferramentas que possam capacitar seus empreendimentos.
A procura de empreendedores negros por investidores, diferente do empreendedor branco, não se dá por oportunidades mas sim pela necessidade. Apesar de existirem milhares e milhares de empreendedores negros no país, poucos conseguem um investidor-anjo ou crédito para iniciar seu negócio. Isso faz com que os 36% da população negra brasileira que desejam criar seu próprio negócio se sintam incertos sobre como seus empreendimentos se sairiam sem essa verba inicial.
E para te ajudar a conseguir bons investidores independente do momento em que seu negócio está, separamos algumas dicas logo abaixo.
Capriche no seu discurso de elevador
A primeira impressão é muito importante quando falamos de investidores. Você deve demonstrar capacidade de comunicação e de entendimento sobre seu negócio, parte fundamental como empreendedor.
O ‘discurso de elevador’ é uma ótima forma de trazer uma boa primeira impressão ao apresentar o seu negócio e consiste em uma apresentação dinâmica, de cerca de 2 a 3 minutos e que deve ser concisa e curta. O nome é dado pois se remete a tentar vender uma ideia durante uma subida ou descida em um elevador com um possível investidor.
Você deve conquistar a atenção se focando especialmente naquilo que é importante para o seu negócio. Isso pode ser feito apenas verbalmente ou com uma apresentação de slides que não contenha mais que 5 a 6 slides. É importante ressaltar que essa apresentação deverá contar com algumas dessas informações:
- O mercado-alvo e a necessidade que irá atender;
- Como o seu produto ou serviço prestado irá atender a essa necessidade;
- Qual o seu diferencial, a sua inovação em relação a concorrência ;
- O potencial que seu negócio tem para crescimento e expansão.
Conheça o seu negócio
Investidores valorizam o empreendedor que entende bem o seu negócio, sabendo onde querem chegar e o que será preciso para chegar até lá. Por isso, é importante ter um modelo de negócios, pois ele facilita o entendimento do seu empreendimento e ainda consegue descrever todos os elementos e fases do seu negócio de forma organizada..
Seu modelo de negócios deve responder algumas perguntas que te possibilitarão ter uma boa visualização sobre seu empreendimento, além de ser um método mais criativo. Ele deve abordar:
- O que fará? A resposta é a sua proposta de empreendimento.
- Para quem será feito? Defina um público que irá consumir e quais são as melhores formas de se ter contato com estes possíveis clientes.
- Como fará? Sabendo qual o seu objetivo, é importante saber que recursos e atividades serão necessárias para o negócio.
- Quanto será gasto? Saiba quanto você precisará, quais são as receitas, qual a estrutura de custo.
O empreendedor deve entender que cada parte está relacionada ao resto e que tudo isso poderá ser reajustado várias vezes até que se enxergue o negócio por inteiro e tenha conhecimento total sobre aquilo que você está criando ou já tem criado. Dessa forma, é possível saber como se diferenciar, como conquistar clientes, reduzir seus custos e conseguir investidores.
Use dados realistas
Procure utilizar dados reais sobre os atuais resultados de sua empresa e também de projeções para o futuro calculando o valor de mercado, chamado Valuation.
Este método é eficaz e leva em consideração todo o histórico de lucro de sua empresa nos últimos anos antes de operar, além de fazer uma projeção do futuro te auxiliando a ter maiores informações sobre quais passos dar e assim definindo o valor real de sua empresa.
Saber o Valuation de sua empresa vai ser de grande importância para que você se baseie em dados confiáveis sobre os lucros atuais e futuros.
E lembre-se de sempre ser realista, não prometa grandes lucros em pouco tempo, explique sobre os riscos e o tempo que de fato levará até que o investidor tenha o retorno de seu investimento.
Pesquise sobre os investidores certos para sua ideia
Procure por investidores que tenham interesse na área de sua empresa, seja na vida pessoal ou profissional. Isso tornará mais fácil encontrar alguém que entenda a sua ideia e sinta interesse em investir. Saiba também que outros negócios este investidor já investiu para ter maiores informações sobre o que ele gostaria de investir futuramente.
A partir das informações principais sobre os potenciais investidores no seu negócio, será possível montar a apresentação mais adequada possível. Lembre-se de todas as dicas que demos aqui e se prepare para mostrar todo o potencial do seu negócio para os futuros investidores.
Depois de todas as dicas, esperamos que você possa começar a procurar pelo investidor certo para o seu afronegócio. E se você deseja expandir ainda mais o seu negócio no ambiente digital, cadastre-se no Mercado Black Money e ajude o dinheiro a girar dentro da nossa comunidade!
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