Por Lucille Nascimento
Neste texto damos continuidade ao tema empregabilidade, cujo qual estamos tratando como uma trilogia para que cada parte tenha o detalhamento necessário. A primeira foi com texto PREPARE-SE, onde discutimos sobre como desenvolver seu currículo.
O currículo é um documento e como tal deve ser redigido. O recrutador não está em busca de frases bonitas e floreadas, então tente ser sempre direto e simples, de modo que seja lido rapidamente e compreendido. Um bom exemplo do que não fazer é “meu objetivo é trabalhar nesta conceituada empresa, dando o melhor de mim e contribuindo para o seu crescimento…”
Nestes serviços de vagas, para otimizar a busca, utilize palavras SEO friendly (Search Engine Optimization“, que significa “otimização para mecanismos de busca”) e que estejam diretamente ligadas a sua área de atuação.Ex: Você trabalha com finanças e procura oportunidade como Analista, Analista Financeiro. Uma das plataformas profissionais da qual você PRECISA participar é o LinkedIn.
O LinkedIn tem mais de 106 milhões de usuários ativos por mês. É a maior rede para negócios, com mais de 530 milhões de usuários em mais de 200 países e territórios em todo o mundo.
A missão do LinkedIn é conectar profissionais do mundo inteiro para torná-los mais produtivos e bem-sucedidos. Se você pensa que o LinkedIn é um lugar onde você mantém seu currículo atualizado caso alguém na sua rede tenha alguma oportunidade para você, tenha em mente que você esta muito equivocado e preparamos um material que irá mudar sua visão.
Na verdade é um lugar onde você publica notícias sobre sua indústria para que você possa mostrar o quanto você se importa com seu trabalho. O quanto você está atualizado e informado. É um lugar para construir sua marca pessoal. O LinkedIn está crescendo rápido. Entre 2011 e 2017, os usuários cresceram de 140 milhões para mais de 500 milhões. Há mais recursos agora do que nunca, e se você não está se aproveitando disso para mostrar seus talentos, você está perdendo muitas oportunidades de negócios.
Uma ferramenta que costumava ser usada apenas para verificar vagas de trabalho de tempos em tempos, agora profissionais passam horas lendo conteúdo e compartilhando informações. Antes era apenas uma forma de buscar oportunidades e agora é uma plataforma para networking e branding pessoal.
Mas atenção: assim como outras redes sociais, o LinkedIn requer cuidado com a exposição. Isso porque além dos recrutadores, CEOs, empresários e público em geral que utiliza a rede é capaz de ver tudo que se posta, curte e comenta. Se não for algo que de fato valha a pena, a imagem do candidato pode ficar manchada.
Para que você domine o Linkedin e construa uma marca pessoal forte para alavancar sua empregabilidade disponibilizamos um eBook GRATUITO com +de 60 DICAS PARA ALAVANCAR SEU NETWORK, com base criativa do Edu Costa e parceria da Linkedyou:
São +de 60 dicas para alavancar seu Linkedin e se destacar. Basta preencher o formulário abaixo e receber seu super eBook gratuitamente.
3 respostas
Parabéns pelo movimento e iniciativas rs Quando puderem, abrem uma conta no twitter rs
Att.
Oi Herik, obrigada pelas palavras. Segue nosso twitter: @movblackmoney
Eu nunca gostei do Linkedin… mas tenho um amigo que insiste que eu atualize meu perfil… Além disso tenho sentido uma certa pressão pra fazer mudanças em meu facebook e isso tem me incomodado muito. Aí me deparei com a matéria de vcs sobre o tal Linkedin e tô vendo que não vai ter jeito né? srrsrsrs
Então bora aprender porque falta pouco mais de um ano pra eu me formar, e com 40 anos nas costas já passou da hora de entrar no mercado de trabalho…
Obrigada pelas dicas e pelo compartilhamento.