Você pode não saber, mas a análise de concorrência é uma das ferramentas mais importantes para garantir a diferenciação de mercado. Ficar de olho no que já está sendo feito e como está sendo feito é essencial para conseguir posicionar o seu negócio.
Como já dizia o ditado “mantenha os amigos perto e os inimigos mais perto ainda”. Os seus concorrentes não são bem seus inimigos, porém é importante acompanhar de perto para que sua empresa se destaque. Quer saber como? Continue a leitura!
O que é análise de concorrência
Análise de concorrência nada mais é que a prática de monitorar e analisar o que tem sido feito pelas empresas que oferecem produtos ou serviços similares ao do seu negócio e também se comunicam com o seu público.
A partir dessa análise é possível coletar e estudar informações sobre vários aspectos das empresas concorrentes. Alguns exemplos:
- Qual é o ticket médio da empresa?
- Como as ações de marketing são feitas?
- Qual o mix de produtos ou serviços?
- Qual a experiência do usuário da empresa?
- Quais conteúdos são produzidos?
Seja em relação ao modelo de negócio ou em relação às ações de marketing, saiba que a análise de concorrência é uma ótima ferramenta para gerar insights para o seu empreendimento.
Qual a importância de analisar os concorrentes
Como já falamos um pouquinho, analisar os concorrentes te ajuda a entender o mercado no qual a sua empresa atua ou irá atuar. Mas por que isso importa?
Parece óbvio, mas muitos não entendem o poder de diferenciação que a análise de concorrentes garante para os negócios. Com essa prática é possível saber como a sua marca está posicionada tendo como base as empresas que disputam o seu público e/ou oferecem soluções parecidas com as suas.
Ao identificar os padrões que estão sendo seguidos no mercado, você pode encontrar brechas onde a sua empresa possa se diferenciar e gerar uma experiência única e personalizada.
Além disso, uma boa análise de concorrência te permite identificar os pontos fortes da sua empresa bem como os pontos fracos que precisam ser melhorados. Sua marca não está isolada no mercado, portanto você deve ter em mente o que faria um cliente comprar de você e não do concorrente.
Como fazer análise de concorrência
Chega de teoria e vamos para a prática. A seguir vamos te explicar como fazer uma análise de concorrência com 5 passos simples:
1- Definir quem são os concorrentes
O primeiro passo é identificar quais empresas são as concorrentes. Comece identificando quais são os concorrentes diretos, ou seja, aquelas empresas que possuem produtos e serviços iguais ou bem parecidos com os da sua empresa, além de atuarem no mesmo segmento de mercado que a sua marca.
Depois disso, você pode também catalogar empresas que atuam em outro segmento e ofertam produtos diferentes mas se comunicam com o mesmo público da sua marca. Essa é sua concorrência indireta.
Esse passo de definição é muito importante e você deve analisar com bastante critério quais são as empresas que realmente vão estar nessa disputa com a sua marca.
2- Definir os objetivos da análise
Para executar uma boa análise você deve ter em mente qual o objetivo dela. Afinal de contas, não é possível traçar uma boa estratégia se você nem sabe onde quer chegar, né?
Portanto, nessa fase você deve definir bem o que vai nortear o estudo. Alguns objetivos comuns são:
- Ajustar ou definir a precificação de seus produtos ou serviços
- Aumentar a percepção positiva do público diante a sua marca em comparação aos concorrentes
- Conquistar clientes que estão na base dos concorrentes
- Estudar pontos de diferenciação da sua marca
Seja qual for seu objetivo, ele deve estar bem definido para que os próximos passos sejam coerentes e te tragam o resultado que você espera alcançar com a análise.
3- Escolher os critérios a serem analisados
De acordo com o seu objetivo com a análise você deve escolher quais critérios serão levados em consideração ao longo da sua análise.
Se está analisando a concorrência para melhorar a precificação dos seus produtos, por exemplo, alguns dos critérios podem ser o ticket médio, preço dos produtos além de outros dados que afetam a precificação como quais são os distribuidores parceiros e etc.
Lembre-se de que os critérios devem estar alinhados com o seu objetivo. Seguindo o exemplo da precificação, em nada vai ajudar se você definir que um dos critérios analisados será o posicionamento nas redes sociais, por exemplo. Fique atento para esses detalhes e evite jogar trabalho fora!
4- Análise da concorrência com Coleta e analise de dados
Essa é a parte em que você deve se aprofundar nas informações sobre os seus concorrentes e coletar todos os dados importantes que foram definidos nos passos anteriores. É importante ter muita atenção e cuidado nesse passo pois ele é o que vai definir os resultados da análise.
Após a coleta de dados, você precisa analisar as informações de forma crítica para chegar em alguma conclusão que ajude a cumprir o objetivo definido lá no começo.
5- Apresentar o resultado para as áreas envolvidas
Com o resultado da análise de concorrência em mãos, é hora de apresentá-lo para as áreas da sua empresa que são responsáveis por implementar as mudanças e melhorias identificadas.
No exemplo da precificação, é importante apresentar os resultados para o time financeiro para que eles consigam bolar uma boa estratégia com os dados apresentados.
E aí, o que achou desse conteúdo? Se você quer aprender mais sobre como melhorar o seu negócio, baixe já o nosso guia “Como alavancar vendas com o Mercado Black Money”!
teste