Sempre escutamos sobre as boas práticas para impulsionar os negócios, mas tão importante quanto isso, é saber quais erros do empreendedor podem colocar o seu afronegócio em risco.
É sobre isso que vamos falar, então se você quer saber o que evitar para seu negócio prosperar, continue a leitura!
7 erros do empreendedor que podem desmoronar o seu negócio preto
1 – Não fazer benchmarking de negócio
Um benchmarking é responsável por te dar uma visão ampla de quem são os seus concorrentes e como eles trabalham no seu setor de atuação. Fazer o benchmark é essencial, pois com essa prática é possível comparar produtos, serviços e posicionamentos dos seus concorrentes e traçar as melhores estratégias para o seu negócio!
Um dos maiores erros do empreendedor é ignorar esse passo tão importante, acreditando que só precisa olhar para o próprio negócio. Isso certamente pode levar seu empreendimento ao fracasso, pois entender o mercado em que você vai atuar é um passo indispensável para conseguir posicionar sua marca.
2 – Ter uma operação não escalável
Ter uma operação escalável é muito importante para empresas que planejam crescer e ampliar o seu faturamento. A escalabilidade permite que um negócio se expanda em termos de produtividade e rendimento, apenas adaptando seus processos a novas demandas, sem que seja necessário aumentar os custos envolvidos para o empreendedor.
Por isso, é importante desde o início pensar em um modelo de negócio com processos sustentáveis no longo prazo. Aplique processos de operações que sejam eficientes independente de quanta demanda você tenha. Ou seja, que funcione com sua empresa quando ela for pequena mas que também funcione quando ela crescer!
3 – Não planejar estoque
Um passo importante na gestão do seu afronegócio é fazer o planejamento do seu estoque. Isso significa que você deve monitorar as operações do seu negócio para manter sempre o seu estoque abastecido. Isso deve ser feito a partir do seu histórico de rotatividade de mercadorias, uma vez que isso te ajudará a identificar de quanto em quanto tempo é necessário reabastecer o estoque do seu negócio.
4 – Deixar de se aquilombar em espaços para afroempreendedores
Não é novidade que na nossa sociedade, o afroempreendedor não é valorizado. Temos mais dificuldades de acessos a recursos e isso perpetua uma imensa desigualdade social. Por isso, como empreendedores negros, devemos sempre fortalecer os nossos iguais, seja por meio do black money como também através de compartilhamento de conhecimento, aprendizados e recursos.
Aquilombar-se com outros afroempreendedores significa que vamos construir espaços mais justos e viáveis, fortalecendo nossa cultura, nos colocando em movimento para transformar nossa realidade e fortalecer a nossa comunidade através do empreendedorismo.
5 – Não fazer parcerias
As parcerias entre empresas são vitais para que os negócios prosperem. Afinal de contas, uma parceria é a cooperação de diferentes empresas para uma relação de ganha-ganha, que busca otimizar funções e gerar lucro.
Fazer parcerias com outros empreendedores é uma forma de alavancar sua marca e conseguir apresentar os seus produtos de forma mais competitiva no mercado. Para isso, é importante planejar suas estratégias de parceria e estudar quais alianças podem ser facilitadoras para o seu negócio!
6 – Ter produtos sem diferenciação de mercado
Se o seu negócio não tem diferenciação, por que alguém compraria de você? Aqui entra mais uma vez a importância de fazer uma análise de concorrência para entender em quais pontos você pode se diferenciar do que já tem no mercado.
Seja em qual aspecto for, você deve ter algo de diferente dos seus concorrentes que faça com que os consumidores optem pelo seu produto e não por outro. Um produto sem diferenciação está fadado a ser ignorado e esquecido.
7 – Não investir na experiência do consumidor
Caso você não saiba, o segredo dos maiores negócios é o foco no consumidor. É importante lembrar que a frase “O cliente é rei” não deve ser só um mantra vazio mas sim um norteador das atitudes do seu negócio. É essencial personalizar toda a sua comunicação, seus produtos e seus pontos de contato para gerar uma experiência positiva do seu cliente com a marca.
Lembre-se sempre que o seu negócio existe para atender com excelência a demanda do seu público, então o coloque em primeiro lugar para tomar as decisões importantes no seu afronegócio.
Como trilhar um caminho de sucesso para seu negócio?
Agora que você já conhece alguns dos erros do empreendedor que colocam os afronegócios em risco, você deve estar se perguntando o que fazer para consolidar o seu empreendimento.
A boa notícia é que montamos um guia completo e gratuito te explicando o passo a passo para estruturar a sua marca preta online, então baixe já nosso ebook gratuito e aprenda como colocar sua marca no mundo digital!
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