A gestão financeira pode ser considerada como um dos maiores desafios dos pequenos negócios. Saber controlar quanto entra, quanto sai, como precificar seus produtos e serviços, dentre várias outras questões financeiras ainda é uma grande dificuldade para a maior parte dos empreendedores.
Afinal de contas, a educação financeira no Brasil é pouco difundida e as informações sobre finanças são ainda mais escassas para a população pobre e preta. Mas não se preocupe, nesse artigo vamos te contar a importância da gestão financeira e quais erros não cometer!
Qual a importância da gestão financeira empresarial?
Antes de falar sobre os principais erros de gestão financeira empresarial, precisamos falar sobre a importância de controlar e acompanhar as finanças da empresa.
Uma boa gestão financeira é responsável por garantir maior previsibilidade da receita da empresa a partir do controle dos recursos que entram e saem. Além disso, é a partir do controle financeiro que é possível direcionar os recursos de forma adequada para cada uma das áreas do seu negócio, afinal, você saberá exatamente qual área, produto ou serviço tem trazido mais resultados financeiros para o seu empreendimento.
7 erros na gestão financeira para não cometer
Como falamos antes, a educação financeira não é bem difundida no Brasil e isso faz com que várias empresas passem por perrengues financeiros que poderiam ser evitados. Não queremos que seu negócio entre nessa situação, portanto acompanhe os principais erros a serem evitados:
1- Confundir finanças pessoais com finanças empresariais
Esse é o erro número 1 cometido por pequenos empreendedores. Muitas pessoas não separam o dinheiro da empresa do dinheiro da pessoa física e isso pode gerar muita dor de cabeça na hora de calcular os lucros ou prejuízos do negócio.
Por isso, é importante ter contas separadas para a pessoa física e para a pessoa jurídica. Assim, é possível saber exatamente quais foram as transações feitas pela empresa e chegar em um balanço no final de cada mês.
2- Definir o preço final sem levar o custo em consideração
Acredite, na hora de definir o preço do seu produto ou serviço, cada centavo faz diferença. Por isso, é importante fazer um levantamento de todos os custos envolvidos para a produção/realização do seu trabalho.
Por exemplo, se você trabalha com doces, você não deve levar em consideração somente o preço dos ingredientes e das embalagens. Você também deve levar em conta os custos com gás, tempo, especialização, luz, água, dentre outros que possibilitaram que o produto final ficasse pronto. Só assim é possível determinar um preço justo e que cubra todos os seus custos operacionais.
3- Negligenciar o controle financeiro da empresa
Uma coisa podemos te garantir, você não consegue entender aquilo que não conhece. Como você vai saber qual produto te gera mais lucro se você não controla cada detalhe financeiro da sua empresa?
Portanto, você deve controlar cada movimentação financeira da sua empresa de forma organizada para que isso te gere dados sobre o desempenho dos seus produtos e serviços.
4- Não montar uma reserva de emergência
Esse é um erro muito comum na gestão financeira mas que deve ser evitado a todo custo. Montar uma reserva de emergência é essencial para que sua empresa continue saudável mesmo em momentos atípicos de crise ou imprevistos.
Uma boa reserva de emergência deve suprir os custos operacionais da empresa por 6 meses, mas comece com o que for possível guardar. Afinal de contas, na hora do aperto qualquer reserva será bem-vinda!
5- Confundir o lucro da empresa com a receita do empreendedor
A receita do empreendedor deve estar declarada nos gastos da empresa, lembre-se sempre que o lucro do seu negócio não é o seu salário. O lucro da empresa deve ser utilizado para montar a reserva de emergência e também para fazer investimentos para o aumento do negócio.
6- Não ter controle de estoque
Você deve sempre registrar e atualizar as saídas e as compras realizadas para controlar o estoque da sua empresa. Dessa forma, é possível calcular o estoque ideal e com isso minimizar alguns custos com armazenamento além de otimizar suas compras.
Fazer o controle de estoque é essencial para evitar que algumas mercadorias sejam perdidas, além de evitar também que você tenha que fazer compras emergenciais por falta de planejamento.
7- Não contar com a tecnologia na gestão financeira
Atenção, nada de fazer a gestão financeira num caderninho. Hoje temos várias ferramentas que facilitam o controle financeiro empresarial e garantem maior precisão na hora de calcular o quanto você está ganhando e quanto está perdendo.
Por isso, opte por gerenciar as finanças da sua empresa com os melhores recursos que estão disponíveis no mercado, isso vai evitar uma grande dor de cabeça no futuro!
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