1 – Ame a si mesma enquanto auxilia suas irmãs e irmãos, potencialize um mundo novo para o povo preto. Para começar, entre nesse texto e compartilhe com seus irmãos.
2 – Não permita que o privilégio invisível, as micro e macro-agressões sociais diárias do racismo, sexismo, da supremacia entre outras realidades opressivas a impeçam de ser quem você nasceu para ser. Reconheça que você tem como origem uma linhagem real e seu momento neste mundo é o de soltar todo este potencial em prol de sua família e comunidade.
3 – Não permita que se referiram a você como “marrenta” ou “raivosa”, especialmente em um espaço profissional. É um rótulo de carga racial enraizado em um estereótipo, muitas vezes reservado para mulheres negras. Mulheres negras no local de trabalho que são assertivas não estão sendo marrentas, eles que não estão fazendo o trabalho correto.
4 – Livre-se de ambientes tóxicos. Não comprometa sua saúde física e mental por ninguém ou por nenhum emprego.
Você esta sentindo que sua carreira não esta evoluindo ou que não esta motivada no desempenho da sua atividade?
Saiba que já passei por um BurnOut e consegui retomar as rédeas da minha carreira e posso lhe auxiliar a fazer o mesmo.
5 – Sinta-se livre para não querer falar com as pessoas. Nem sempre estamos bem para ajudar ao próximo. Ter seu próprio tempo é importante.
6 – Não dependa de homens e nem de ninguém para conquistar seus bens materiais. Tenha um companheiro(a) para construir um Legado.
7 – Conheça e faça que conheçam seu corpo para que seja tratada como uma Rainha (que você é) e merece.
8 – Afaste-se de pessoas negativas. Você tem percebido que algumas pessoas passam o dia todo de fofoca ou de forma improdutiva na vida real e nas redes sociais. Saia fora, não desgaste e desprenda essa energia.
9 – Poupe dinheiro e aprenda a investir. Comece poupando o quanto puder, o ideal é conseguir guardar 20% do que você recebe mensalmente e aplicar de forma que possa garantir uma reserva de emergência e depois a conquista de uma bela viagem à África ou aos nossos irmãos no Caribe. O que acha?
12 – Comemore todos os pequenos e grandes sucessos, mas não tenha medo de falhar de vez em quando. Pequenas perdas fazem parte do processo para grandes ganhos.
13 – Faça planos e trabalhe para realiza-los, não adie a sua felicidade.
15 – Tente comer de forma mais saudável e praticar exercícios – da forma que fizer sentido para você. Eu venho tentando eliminar o refrigerante e beber mais água (que é barato e só faz bem rs). Além disso, estou realmente tentando diminuir os carboidratos, nós negros sofremos com diabetes e hipertensão, por isso mantenha-se em alerta também com seu Corpo.
16 – Tire dias para fazer exatamente o que você quer – seja ficar na cama o dia todo, comer um prato inteiro de brigadeiro, apoiar o #MovimentoBlackMoney, escrever, reler o livro Quilombismo – de Abdias, assistir Netflix (já terminou com as temporadas de Scandal?) ou até mesmo assistir as entrevistas da Nina Silva (eu mesma, rs) ou qualquer outra coisa que faça o seu dia perfeito.
17 – Eu já disse que você é linda? Saiba que você é linda. Diga isso para você mesma todos os dias pois é verdade.
18- Pratique e se reconecte-se com sua africanidade, seja uma fonte de luz e sabedoria para quem a merece. Seja grata por todos que vieram antes e permitiram a você chegar onde você está agora. Tenha fé em qualquer coisa e / ou em quem você acredita, até mesmo em você.
19 – Permita-se errar. Permita-se experimentar. Permita-se negar. Dizer não é libertador!
20 – Mantenha quem você ama sempre por perto. Amor nunca é demais por isso: ligue, visite, escreva uma carta, um email ou envie um pombo correio mas entre em contato com aqueles que você ama e lembre-os o quanto são essenciais para você.
Sentiu-se acolhida ao ler esse texto? Inscreva-se para saber mais sobre o programa de mentoria que enviarei um texto inédito sobre autocuidado para você.
teste
8 respostas
Nossa Nina, que texto belíssimo. Entendi cada palavra, porque quando mais jovem, tive necessidade de algo assim para me empurrar. Lendo, me lembrei de momentos juvenis, onde os sonhos estão em expansão. Muito do que escreveu busquei no tato. Mas fui ouvida e direcionada pelos céus. Seu artigo me trouxe doces lembranças das conquistas. Obrigada. Forte abraço.
Muitos parabéns pelo trabalho que tem desenvolvido. A humanidade reconhece e agradece
Belíssimo texto. Diz muito a pessoa que fui e que sou hoje. Gratidão! É muito importante o acolhimento, fortalecimento, o empoderamento de nós, mulheres negras.
Esse texto é maravilhoso, muito inspirador. Fala tudo que queremos ouvir para incentivar.
Nina, li o que escreveu e gostei bastante.
Sou treinadora de carreiras e de mulheres.
Se precisar de ferramentas para sua mentoria, me chama.
Amo ajudar minha turma.
Assim discriminamos mais ainda o bem no meio do nosso povo.
Empodera-las com técnicas consistentes.
Ótimos conselhos para nos tornarmos protagonistas da nossa história.