Representatividade importa, sim! Personalidades Negras de ontem, hoje e sempre!

A história cometeu o erro de relegar personalidades negras ao segundo plano durante muito tempo. Na verdade, ainda hoje é comum que os brancos recebam mais destaque por seus grandes feitos, como se fossem os únicos a mudar a história do mundo pouco a pouco.

Em nossa série de artigos, você conhecerá algumas personalidades negras de antes e de agora que merecem todo o nosso reconhecimento por sua representatividade e conquista. Precisamos de espelhos porque: Yes, We Can!

Personalidades Negras Na economia

• Jeremiah Hamilton morreu em 1875, mas se destacou por ser o único corretor negro em um dos maiores centros financeiros do mundo: Wall Street, em New York. Além de ter sido também o único milionário negro dos Estados Unidos no século XIX. Culto e fluente em francês, Hamilton teve seu nome mencionado apenas quatro vezes nos últimos cem anos e, em uma delas, ainda disseram que ele era branco e havia se bronzeado em uma viagem. A informação é do historiador australiano Shane White.

Personalidades Negras Na política e Poderes

 Juíza Brasileira Dra. Ivone Ferreira Caetano umas das Personalidades Negras de grande representatividade

• Primeira mulher negra a se tornar juíza do Tribunal de Justiça do Rio, há 20 anos. Exc. Dra Ivone Ferreira Caetano, 72 anos, desde 2014 acumula um novo aposto ao seu nome: Primeira desembargadora negra do estado. Elegeu-se para o cargo após sete disputas durante dois anos.
“Há muito tempo que isso já deveria ter acontecido normalmente. Esse interesse é que é desagradável, tendo em vista que a minha raça há tantos anos vem sendo sacrificada. Em compensação, acho que pode ser um exemplo para que aqueles que estão chegando vejam que eles também podem” — comentou a magistrada antes da posse.

• O juiz brasileiro Joaquim Barbosa destacou-se no cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal. Foi relator do mensalão, inclusive, ordenando a quebra de sigilo fiscal de mais de 30 envolvidos no escândalo, em 2011. Barbosa também votou a favor de que políticos condenados em primeira instância tivessem sua candidatura anulada, porém acabou sendo voto vencido nesse pleito. Joaquim Barbosa tem sido um nome muito aclamado e solicitado para candidatura nas próximas eleições.

Personalidades Negras No ativismo

• Como ignorar a contribuição de Martin Luther King Jr? Foi o mais famoso ativista dos Estados Unidos em prol dos direitos humanos. Fez discursos em todo o território norte-americano, sendo o mais conhecido “I have a dream”. Ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1964 e foi assassinado quatro anos depois.

Representantes Na mídia e Comunicação:

• Glória Maria, uma das primeiras jornalistas negras a terem protagonismo na midia brasileira, além de ser repórter e apresentadora de programa televisivo. Gloria Maria faz parte do cotidiano dos telespectadores da Globo há 45 anos. A jornalista entrevistou astros do cinema e da música, cobriu grandes tragédias, fez mais de 150 viagens para gravar matérias e apresentou o Fantástico por uma década.
O que muitos não sabem é que foi a primeira pessoa a usar do direito da Lei Afonso Arinos em uma situação de racismo sofrida na década de 70, a jornalista foi barrada na porta de um hotel de luxo, na zona sul do Rio. “Preto tem que entrar pela porta dos fundos”, disse o gerente. Gloria Maria chamou a polícia e usou a Lei Afonso Arinos contra a discriminação racial no Brasil.

Muitos outros negros e negras serão citados e visibilizados na nossa série de artigos Personalidades Negras. Nossa lista é imensa e já temos outros artigos preparados mas caso queira enviar sugestões para a nossa equipe, fique à vontade: contato@movimentoblackmoney.com.br

O Movimento é nosso, faça parte dessa revolução!

teste
998 Views

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer saber as novidades do Movimento Black Money?

Receba notícias e novidades sobre empreendedorismo preto, finanças, marketing e diversidade.
eskort mersin -

web tasarım hizmeti