Não importa o quão seguro pensamos que estamos, imprevistos sempre acontecem. E é para te ajudar nesses momentos que uma reserva de emergência é útil.
Imagine que você trabalhe como Uber, está saindo em uma corrida e no meio do caminho um dos amortecedores do carro quebra.
Nesse caso, você pode ter uma verdadeira dor de cabeça ou tudo pode ser apenas um inconveniente que vai te fazer perder algumas horas de trabalho. O que vai diferenciar o impacto dessa situação na sua vida é ter ou não uma reserva de emergência.
Mas, vamos combinar, falar de reservas financeiras em um país que a maioria da população está vendendo o almoço para comprar a janta, pode parecer muito irreal. Porém, nesse artigo, vamos te mostrar algumas formas de tornar a reserva financeira uma realidade viável dentro do seu planejamento financeiro.
Aprenda com a gente a construir a sua reserva de emergência e se prepare para o que você não espera!
O que é uma reserva de emergência?
Pandemia, alta dos preços… Com um cenário econômico tão turbulento, poupar virou palavra de ordem. Muitos brasileiros estão sentindo na pele a necessidade de poupar e estar preparado para situações financeiras inesperadas.
Mas a reserva de emergência não se trata de uma simples poupança. Você pode guardar dinheiro para diversos fins, inclusive, para investir e aumentar a renda.
Em síntese, a reserva de emergência é especificamente uma parte dos seu dinheiro que você destina para cobrir imprevistos. Essa reserva pode até ser uma aplicação financeira que você pode retirar a qualquer momento.
Como montar uma reserva de emergência
Certamente, organizar as finanças e decidir o quanto separar para despesas inesperadas não é algo fácil. Uma dica é fazer um controle financeiro e definir um orçamento ideal para a sua realidade.
Em linhas gerais, você deve definir que uma parte da sua renda vai ser destinada para contas essenciais, outra parte para despesas pessoais e uma última para poupar e investir.
Não é possível falarmos aqui um valor ou porcentagem fixa porque só você sabe da sua realidade, então de acordo com as suas finanças defina um valor para cada um desses tópicos.
Corte os gastos supérfluos
Se você anotou suas despesas, sua renda e definiu quais são as despesas essenciais e pessoais, agora é hora de decidir o que cortar do seu hábito de consumo. Em outras palavras, corte tudo aquilo que não é uma prioridade para o momento e que te faça gastar mais do que você definiu que é o ideal para sua realidade. Aqui pode ser o momento de abandonar uma assinatura de streaming e também diminuir seu consumo de água e energia para baratear suas contas.
Aumente a receita
Se mesmo após organizar o orçamento e decidir quais gastos cortar, as suas despesas estiverem comprometendo boa parte ou até toda sua renda, a solução é procurar meios de aumentar o seu caixa. Existem muitas possibilidades de se ganhar renda extra. Você pode vender seus usados em bom estado, criar um infoproduto entre muitas outras coisas. De todo modo, você pode contar com o Mercado Black Money, lá você consegue oferecer seus produtos ou serviços e apoiar o giro de capital dentro da comunidade preta.
Invista o seu dinheiro
Cada vez mais, investir tem se tornado uma forma de renda extra popular no Brasil. Mas muitas pessoas ainda acham que investimento é só para quem tem altos salários. Mas não se engane, existem diversas possibilidades de investimento para todas as realidades. Renda fixa ou variável, a rentabilidade é maior que a da tradicional caderneta da poupança.
Onde investir sua reserva de emergência
Como já mencionamos, um investimento pode ser um importante instrumento para construir a sua reserva de emergência. Seja para aumentar a sua renda, ou seja, para se tornar a própria reserva.
Como é possível perceber, se você quer transformar um investimento na sua reserva de emergência uma característica básica que ele deve ter é alta liquidez. Ou seja, um investimento que possa ser resgatado rapidamente com pouca alteração de valor.
Os investimentos com baixa liquidez, como o tesouro direto, não te permite a venda em caso de necessidades, por exemplo. Você precisa esperar o prazo para resgate estabelecido no contrato de compra do título.
Outra dica importante, é procurar investimentos com pouca volatilidade. Pois, se o seu investimento for muito volátil, no momento do resgate ou venda, você pode acabar tendo surpresas desagradáveis.
Consulte um especialista. Analisando o seu perfil financeiro e de investidor, ele conseguirá indicar os melhores investimentos para você.
teste
2 respostas
Bom dia gostaria ver saber como faço para , apresentar meus produtos para fazer caixar,preciso vender coisas aqui do salão para investir em outras coisas Ex: cursos , montar uma lojinha no meu espaço
Visite http://www.mercadoblackmoney.com.br