Se você já ouviu alguém dizer que se o Google não encontrar uma informação em uma determinada busca, é porque isso não existe? Ainda que seja só uma brincadeira, reflete um pouco do comportamento das pessoas no ambiente digital e como as pessoas vivem hoje em dia, por isso é fundamental saber atrair tráfego para sua plataforma digital.
Okey, agora e se essa alguma coisa sendo buscada for sua empresa? Preocupou, não[?] Se alguém pesquisar pela sua empresa e não encontrar nada sobre ela, é bem possível que entendam que ela não exista.
O seu negócio irá perder lugar para a concorrência que está de alguma maneira mais tempo que você, e ainda mais se ela já estiver bem posicionada no meio digital. Por isso, é tão importante ter um site e se preocupar em atrair tráfego para ele.
Segundo a Global State of Multichannel Customer Service
“90% das pessoas pesquisam na internet antes de comprar qualquer produto ou serviço. Somente no Google são realizadas diariamente cerca de 4 bilhões de buscas”.
ANTES DE TUDO, TENHA SEU PRÓPRIO SITE
Para quem ainda não criou o próprio site, a recomendação é começar o quanto antes. Temos alguns materiais aqui no Portal MBM que são perfeitos mapas da mina do tesouro! Clique aqui para vê-los!
Seja para anunciar produtos, divulgar serviços ou simplesmente fazer o fortalecimento da marca, o site é um dos poucos canais digitais em que o controle é totalmente seu.
As redes sociais também são extremamente relevantes para compartilhar informações, interagir com o público, divulgar promoções e até para vender. Mas, e se elas acabarem? Para onde irão seus fãs e seguidores?
Temos um artigo que fala sobre o perigo de ter apenas as redes sociais como forma de divulgação e comercialização de produtos.
Por isso, ressaltamos tanto a importância e necessidade de ter um site, afinal ele pode atender a diversos propósitos, como:
- Fazer divulgação da sua marca na internet;
- Aumentar sua capilaridade e atrair novos interessados em seu produto ou Serviço
- Criar parcerias que possam promover a sua marca;
- Apresentar Campanhas, projetos ou iniciativas
SIGA ESSES CINCO SUPER PASSOS ESSENCIAIS PARA CRIAR SEU PRIMEIRO SITE
- Defina o seu objetivo
- Registre um domínio
- Escolha um serviço de hospedagem
- Identifique a melhor plataforma para a criação de sites
- Planeje o conteúdo.
VAI CRIAR SITE? SUGESTÃO: WORDPRESS
Já falamos dele aqui antes (leia aqui) e realmente é a mais flexível e dinâmica plataforma de criação de sites da internet. Quase 2/3 dos sites no mundo são feitos nela.
Importantiíssimo! Pense sempre na experiência do usuário. Se imagine como usuário procurando a informação.
CINCO DICAS PARA AJUDAR A PROMOVER UMA BOA EXPERIÊNCIA AO USUÁRIO DO SEU SITE
- Você precisa Conhecer o seu público
- Depois disso, Defina qual será seu conteúdo
- Faça o Planejamento do fluxo das informações
- Não precisa ser um grande design, mas é importante ter um padrão de design visual
- Realize testes de interação com seu público
Agora que já falamos da importância do site, vamos falar da outra parte estratégica, atração de tráfego!
SEO E SEU PAPEL PARA O TRÁFEGO ORGÂNICO
Se você pesquisou sobre maneiras de atrair tráfego para seu site, com certeza o termo SEO surgiu em quase todas elas, não é mesmo?
E com certeza isso não aconteceu ao acaso: as técnicas de SEO (search engine optimization) são as maiores responsáveis por levar tráfego orgânico para o seu site.
Mas, bora lá… o que é, de fato, essa história de otimização de sites para mecanismos de busca?
Muita gente acha que otimização para mecanismos de busca envolve apenas os aspectos técnicos e estruturais, mas vai além disso.
Uma boa estratégia de SEO começa com uma verdadeira reflexão sobre porque o seu site existe. Só depois de fazer isso é que você precisa se preocupar com as aspectos técnicos das suas páginas.
Veja abaixo uma ordem lógica para montar a sua!
1: DEFINA A PERSONA DO SEU SITE
Sim, é importante entender seu público e aceitar a realidade que, embora esteja na internet, não vai alcançar a todos.
Sua mensagem alcançara as pessoas que se interessam pelo conteúdo que você está disponibilizando. Sempre existe uma busca. Uma necessidade. Algo que falta.
2: ENTENDA MELHOR O COMPORTAMENTO ONLINE DA SUA PERSONA
Procure acompanhar o comportamento do seu público. Ele sempre dirá o que ele quer, o que precisa, como precisa e quanto está disposto a pagar por isso.
3: FAÇA UMA PESQUISA DE PALAVRAS-CHAVE
Esse tipo de busca pode ser feito através de ferramentas como google trends, ubersuggest, ou semrush
4: PRODUZA CONTEÚDO DE QUALIDADE PARA SUA PERSONA
Somos bombardeados por mais de 1000 (mil) anúncios diariamente pela tv, rádio, internet e o próprio celular, revistas… por todos os lados. Logo, crie conteúdo que realmente atraia a atenção qualificada das pessoas. Não seja um panfleteiro digital.
A IMPORTÂNCIA DOS LINKS INTERNOS:
Uma das coisas importantes para seu ranqueamento nas buscas é o tempo de permanência no site.
Quanto mais alto, mais o Google entende que suas páginas são interessantes para os visitantes. Portanto, não deixe de inserir em cada conteúdo 2 ou 3 links para outras páginas dentro do seu site. isso conduz o usuário a encontrar as informações todas em um mesmo lugar.
ENTENDA QUAIS TIPOS DE TRÁFEGO E COMO OS USUÁRIOS CHEGAM ATÉ O SEU SITE
ATRAIR TRÁFEGO SOCIAL
Este é o tráfego que chega ao site vindo das mídias sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, etc.
PAGO
São os famosos anúncios destacados nos resultados das buscas. É quando alguém chega ao seu site depois de clicar em algum desses anúncios online.
ORGÂNICO
São as pessoas que encontram o seu site nas ferramentas de busca, como Google, Yahoo, Bing, etc.
DIRETO
É quando as pessoas acessam sem intermediários, já digitam o endereço do seu site no navegador.
A sua melhor estratégia para aparecer bem na internet, sempre será ter um bom site, personalizá-lo de acordo com o perfil do público que você atende, ter bons conteúdos e entregar valor para os usuários.
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