Como atrair mais tráfego para seu site gratuitamente

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Se você já ouviu alguém dizer que se o Google não encontrar uma informação em uma determinada busca, é porque isso não existe? Ainda que seja só uma brincadeira, reflete um pouco do comportamento das pessoas no ambiente digital e como as pessoas vivem hoje em dia, por isso é fundamental saber atrair tráfego para sua plataforma digital.

Okey, agora e se essa alguma coisa sendo buscada for sua empresa? Preocupou, não[?] Se alguém pesquisar pela sua empresa e não encontrar nada sobre ela, é bem possível que entendam que ela não exista.

O seu negócio irá perder lugar para a concorrência que está de alguma maneira mais tempo que você, e ainda mais se ela já estiver bem posicionada no meio digital. Por isso, é tão importante ter um site e se preocupar em atrair tráfego para ele.

Segundo a Global State of Multichannel Customer Service

“90% das pessoas pesquisam na internet antes de comprar qualquer produto ou serviço. Somente no Google são realizadas diariamente cerca de 4 bilhões de buscas”.

ANTES DE TUDO, TENHA SEU PRÓPRIO SITE

Para quem ainda não criou o próprio site, a recomendação é começar o quanto antes. Temos alguns materiais aqui no Portal MBM que são perfeitos mapas da mina do tesouro! Clique aqui para vê-los!

Seja para anunciar produtos, divulgar serviços ou simplesmente fazer o fortalecimento da marca, o site é um dos poucos canais digitais em que o controle é totalmente seu.

As redes sociais também são extremamente relevantes para compartilhar informações, interagir com o público, divulgar promoções e até para vender. Mas, e se elas acabarem? Para onde irão seus fãs e seguidores?

Temos um artigo que fala sobre o perigo de ter apenas as redes sociais como forma de divulgação e comercialização de produtos.

Por isso, ressaltamos tanto a importância e necessidade de ter um site, afinal ele pode atender a diversos propósitos, como:

  • Fazer divulgação da sua marca na internet;
  • Aumentar sua capilaridade e atrair novos interessados em seu produto ou Serviço
  • Criar parcerias que possam promover a sua marca;
  • Apresentar Campanhas, projetos ou iniciativas

SIGA ESSES CINCO SUPER PASSOS ESSENCIAIS PARA CRIAR SEU PRIMEIRO SITE

  1. Defina o seu objetivo
  2. Registre um domínio
  3. Escolha um serviço de hospedagem
  4. Identifique a melhor plataforma para a criação de sites
  5. Planeje o conteúdo.

VAI CRIAR SITE? SUGESTÃO: WORDPRESS

Já falamos dele aqui antes (leia aqui) e realmente é a mais flexível e dinâmica plataforma de criação de sites da internet. Quase 2/3 dos sites no mundo são feitos nela.

Importantiíssimo! Pense sempre na experiência do usuário. Se imagine como usuário procurando a informação.

CINCO DICAS PARA AJUDAR A PROMOVER UMA BOA EXPERIÊNCIA AO USUÁRIO DO SEU SITE

  1. Você precisa Conhecer o seu público
  2. Depois disso, Defina qual será seu conteúdo
  3. Faça o Planejamento do fluxo das informações
  4. Não precisa ser um grande design, mas é importante ter um padrão de design visual
  5. Realize testes de interação com seu público

 Agora que já falamos da importância do site, vamos falar da outra parte estratégica, atração de tráfego!

SEO E SEU PAPEL PARA O TRÁFEGO ORGÂNICO

Se você pesquisou sobre maneiras de atrair tráfego para seu site, com certeza o termo SEO surgiu em quase todas elas, não é mesmo?

E com certeza isso não aconteceu ao acaso: as técnicas de SEO (search engine optimization) são as maiores responsáveis por levar tráfego orgânico para o seu site.

Mas, bora lá… o que é, de fato, essa história de otimização de sites para mecanismos de busca?

Muita gente acha que otimização para mecanismos de busca envolve apenas os aspectos técnicos e estruturais, mas vai além disso.

Uma boa estratégia de SEO começa com uma verdadeira reflexão sobre porque o seu site existe. Só depois de fazer isso é que você precisa se preocupar com as aspectos técnicos das suas páginas.

Veja abaixo uma ordem lógica para montar a sua!

1: DEFINA A PERSONA DO SEU SITE
Sim, é importante entender seu público e aceitar a realidade que, embora esteja na internet, não vai alcançar a todos.

Sua mensagem alcançara as pessoas que se interessam pelo conteúdo que você está disponibilizando. Sempre existe uma busca. Uma necessidade. Algo que falta.

2: ENTENDA MELHOR O COMPORTAMENTO ONLINE DA SUA PERSONA
Procure acompanhar o comportamento do seu público. Ele sempre dirá o que ele quer, o que precisa, como precisa e quanto está disposto a pagar por isso.

3: FAÇA UMA PESQUISA DE PALAVRAS-CHAVE
Esse tipo de busca pode ser feito através de ferramentas como google trends, ubersuggest, ou semrush

4: PRODUZA CONTEÚDO DE QUALIDADE PARA SUA PERSONA
Somos bombardeados por mais de 1000 (mil) anúncios diariamente pela tv, rádio, internet e o próprio celular, revistas… por todos os lados. Logo, crie conteúdo que realmente atraia a atenção qualificada das pessoas. Não seja um panfleteiro digital.

A IMPORTÂNCIA DOS LINKS INTERNOS:
Uma das coisas importantes para seu ranqueamento nas buscas é o tempo de permanência no site.

Quanto mais alto, mais o Google entende que suas páginas são interessantes para os visitantes. Portanto, não deixe de inserir em cada conteúdo 2 ou 3 links para outras páginas dentro do seu site. isso conduz o usuário a encontrar as informações todas em um mesmo lugar.

ENTENDA QUAIS TIPOS DE TRÁFEGO E COMO OS USUÁRIOS CHEGAM ATÉ O SEU SITE

ATRAIR TRÁFEGO SOCIAL
Este é o tráfego que chega ao site vindo das mídias sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, etc.

PAGO
São os famosos anúncios destacados nos resultados das buscas. É quando alguém chega ao seu site depois de clicar em algum desses anúncios online.

ORGÂNICO
São as pessoas que encontram o seu site nas ferramentas de busca, como Google, Yahoo, Bing, etc.

DIRETO
É quando as pessoas acessam sem intermediários, já digitam o endereço do seu site no navegador.

A sua melhor estratégia para aparecer bem na internet, sempre será ter um bom site, personalizá-lo de acordo com o perfil do público que você atende, ter bons conteúdos e entregar valor para os usuários.

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imagem de ícones digitais usados para atrair tráfego em sites

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