Conhecido por alinhar a lucratividade dos negócios junto com melhorias e ações sociais, o marketing de causa é uma estratégia essencial para os negócios que desejam prosperar nesta nova era digital. Afinal de contas, hoje em dia uma das maiores preocupações dos consumidores ao comprar é analisar o posicionamento social das empresas
Não sabe do que a gente tá falando? Continua por aqui que vamos explicar tudinho para você!
O que é marketing de causa?
Em linhas gerais, esse tipo de marketing funciona como uma espécie de responsabilidade social e corporativa em que a empresa faz uma campanha que provoca alguma melhoria social ao mesmo tempo em que obtém lucratividade.
Imagine o seguinte cenário: um supermercado faz uma promoção em que ao realizar compras acima de 100 reais, 30% do lucro será revertido para uma instituição que alimenta pessoas carentes.
Essa é uma situação hipotética mas que exemplifica bem o funcionamento do marketing de causa. A ideia central é ajudar causas que o seu negócio acredita e envolver o seu cliente nessa estratégia para que isso também aumente os seus lucros.
Ah, e muitas pessoas devem se questionar sobre a ética desse tipo de estratégia, pois pode parecer errado lucrar com causas sociais (o famoso oportunismo). Mas é importante lembrar que devemos fazer a diferença no nosso entorno, mas também considerar a saúde do nosso empreendimento.
Desde que você realmente acredite na causa que defende e provoque verdadeiras mudanças, não há nenhum problema em lucrar, afinal o lucro é o que possibilita a existência do negócio bem como a ampliação das ações sociais da empresa! 🙂
Qual a importância dessa estratégia?
Acreditamos que a mudança social deve partir de nós e cada ação é importante para melhorar a sociedade em que vivemos. Nós do MBM por exemplo, conseguimos impactar positivamente diversos afronegócios através de subsídios, produtos e serviços que pretendem melhorar a vida de empreendedores negros.
Essa estratégia é importante pois é responsável por realizar mudanças sociais profundas e que fazem diferença no mundo. Além disso, não é novidade para ninguém que existe uma probabilidade maior dos consumidores se envolverem com empresas que gerem bem-estar social.
Portanto, adotar marketing de causa no seu negócio é essencial não só para a sociedade como também para atrair novos clientes preocupados com a sua responsabilidade social e corporativa.
Como aplicar o marketing de causa no seu negócio
Para não ficar só na teoria, vamos te mostrar algumas dicas para aplicar marketing de causa no seu afronegócio.
1- Escolha a causa de acordo com os valores da empresa
Aqui é importante entender que as ações da sua empresa devem ser coerentes em todos os pontos de contato do seu negócio. Não faça o uso da causa apenas em benefício próprio e busque introjetá-la na cultura da empresa.
Por exemplo, se for utilizar a causa negra em ações de marketing é importante não ser hipócrita. Como a sua empresa fomenta a empregabilidade da população negra? O que mais é feito além daquela ação pontual de marketing? Isso é o que importa para que a prática da ação social seja genuína.
2- Seja transparente com o propósito e as ações pela causa defendida
Se você falar que vai doar X reais para instituições que defendem tal causa é importante que esse processo seja explícito para que o público possa acompanhar os resultados da ação fomentada pela empresa.
Ninguém gosta de fazer doações sem saber de fato qual será a sua finalidade. Por isso, é importante divulgar, com as devidas autorizações, o resultado e o impacto que as ações sociais da empresa realmente estão causando na sociedade.
3- Marketing de causa: Faça mais que só ajudar financeiramente
Ajudas financeiras são importantes, mas para muitos grupos minoritários da sociedade, oportunidades são mais importantes ainda.
Na causa trans, por exemplo, para além de ajudas assistencialistas para pessoas em situação de vulnerabilidade, é importante pensar em oportunidades para que essas pessoas consigam autonomia para mudar de vida. Pensar em empregabilidade nesse caso, é essencial e demonstra que a preocupação da empresa não é só de usar a causa como token para lucrar em ações pontuais.
Pense sempre em como integrar a causa que você defende de outras formas nas ações da sua empresa!
4- Busque parcerias para agregar em suas ações
Se sua empresa sozinha já consegue causar a diferença, imagine com parceiros qualificados?
Buscar investidores, patrocinadores e criar ações em conjunto com outras empresas pode potencializar muito os resultados da causa social defendida. Além disso, montar parcerias em prol de uma causa demonstra que o foco principal está na contribuição e não só em fazer disso um palanque para sua empresa. Pense nisso! 🙂
Se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhar para que mais pessoas conheçam o marketing de causa. E para potencializar seu negócio, temos um presente para você. Baixe já o nosso guia gratuito sobre como escalar suas vendas no Mercado Black Money!
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