5 formas de crescer o seu afronegócio nas redes sociais

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Desenvolver a educação intracomunitária é sempre um desafio para a população preta, principalmente na diáspora onde, todo conhecimento recebido das instituições de educação brancas não nos ensina a construir uma via autônoma  para o nosso futuro. Hoje cerca de 51% dos empreendedores são negros e mesmo assim, temos o crédito no mercado negado três vezes mais que os empreendedores brancos.

A maioria dos empreendedores negros não consegue contratar ao menos um empregado, devido a natureza de subsistência de seu negócio. Poucos são aqueles que conseguem alcançar a estabilidade do seu empreendimento, trabalhar para clientes pagantes e encontrar a sua margem de lucro. Nas redes sociais as dúvidas ainda perpetuam, seja sobre relacionamento com o cliente, crescer o seu público ou tornar o seu perfil do Instagram um canal de venda.

Me chamo Deyvison Luan e depois de quase 10 anos trabalhando com produção de conteúdo, me tornando empreendedor e prestando consultoria, cheguei à conclusão de cinco estratégias que podem crescer o seu perfil.

1- Mais qualidade que quantidade

É fácil encontrar diversas dicas na internet falando sobre a frequência de postagens e sobre aparecer no seu perfil e no feed das pessoas. De fato, quem não é visto não é lembrado. Mas existem outras formas de aparecer no feed, conversar com o público e poder fomentar uma relação mais íntima.

Você não precisa, necessariamente, publicar três vezes ao dia e interagir com todos os perfis que segue sempre que postar algo novo. Os stories estão aí para isso, além de poder dar voz ao seu negócio poderá impulsionar o seu perfil, aumentar o negócio e interagir de outras formas, como mostrar que está ao lado dos seus possíveis clientes e ainda, manter uma conversa entre amigos.

A onda de marcas-humanizadas acabou colocando o relacionamento entre empresa-público como uma forma de gerir a sua marca, e deixar a sua marca nas pessoas. Investir em conteúdos que podem ser praticados no cotidiano, dicas rápidas que podem aparecer no storie e até mesmo incentivar o compartilhamento, salvamento ou engajamento, podem servir para aumentar a qualidade e memorização do seu negócio.

No final, trabalhar a sua comunidade, agregar valor e compartilhar notícias/dicas úteis irão resultar no sucesso crescente do seu negócio e escalar os seus produtos e serviços.

2- Coloque os pés no chão

Não podemos empreender achando que sabemos de tudo! Em algum momento a nossa capacidade será testada por nós mesmo, ou por algum cliente. Pode ser que você não saiba validar uma ideia, precificar um serviço, encontrar outras soluções para o caso de algum cliente e por aí vai… sempre haverá algo para nos paralisar por um momento.

Por isso é necessário fomentar o networking: para contar nos momentos de dúvidas, precisão, insegurança, e até mesmo discutir sobre o seu trabalho – críticas construtivas são sempre bem-vindas.

Colocar os pés no chão, reconectar-se consigo, estudar mais um pouco (ou bastante!) e ouvir mais pode ser uma das atitudes válidas para poder seguir em frente bem mais forte, confiante e seguro das suas atitudes. Muitas vezes somos pegos por não entender o caminho que estamos traçando, o rumo que as demandas nos leva, mas o cuidado intracomunitário e a colaboração pode servir de motivação. Afinal, quem esquece de onde veio não sabe para onde vai. E retornar para o começo pode significar um recomeço muito maior.

3- Crie conteúdo e fale bastante

As pessoas entendem criar conteúdo como ‘postar mensagens motivacionais’ ou publicar sempre a mesma coisa sobre o seu nicho, esperando que as pessoas lidem como novidade só por ser uma postagem recente. Não funciona dessa forma!

Criar conteúdo é ir atrás de informações que agregue valor à comunidade, reeduque o que as pessoas pensam sobre o seu trabalho e possa entender o que você faz, o que pode fazer e irá adicionar ao conhecimento delas. É assim que funciona. Muitas páginas fazem sucesso entendendo de quem se trata o seu público-alvo, criando as suas personas (cliente ideal) e criando dicas/conteúdo que faça valor e seja tão inovador ao ponto da pessoa dedicar o tempo de leitura, comentar e até mesmo compartilhar com a sua rede.

Se conseguir fazer as pessoas lerem e interagir, já é um bom começo. Mas trabalhar ao ponto delas salvarem e compartilhar as suas postagens é sinal de que está cumprindo com os seus objetivos. Ou, trabalhar no conteúdo multicanal: publicar no feed, e incrementar o conteúdo também nos stories, falando sobre e apresentar outras possibilidades. Assim como pode divulgar em outras redes.

Talvez pode não funcionar com quem trabalhe com roupas, acessórios e produtos de beleza. Por isso, se dedicar à identidade e comunicação visual podem fazer total diferença. A forma que você apresenta o seu produto/serviço às pessoas é que farão elas desejarem por ele!

4- Crie conteúdo multiplataforma

Diferente de multicanal, onde se divulga o mesmo conteúdo em diferentes canais. O conteúdo multiplataforma faz com que possa criar conteúdos em diversos formatos, mas seguindo a mesma linha editorial. Isso é: você pode fazer uma postagem no Instagram, abordar no storie, publicar um vídeo no YouTube ou IGTV e fazer uma publicação no seu blog. A mesma essência, o mesmo conteúdo, mas com uma versatilidade enorme.

Você pode criar imagens de diferentes dimensões para redes sociais como Facebook, Instagram e Pinterest. Extrair o áudio do  vídeo para produzir um Podcast. E realizar técnicas SEO/SEM para poder impulsionar sua publicação do blog nos mecanismos de busca!

Criar conteúdo multiplataforma serve para reforçar a sua autoridade, e trabalhar na sua popularidade nas suas redes.


5- Faça parcerias que agreguem

Engana-se quem acredita que as parcerias é somente de negócios para com influenciadores, ou pessoas que possuem visibilidade da mídia. Existem muitas pessoas que são donas do próprio negócio e estão perdidas sobre como cuidar das próprias redes sociais. Muitos vão em busca de networking, formar contatos que possam ajudar nessa carência, e aí se abre a oportunidade de acontecer uma troca – seja de divulgação, um se apresentar para o público do outro, ou até mesmo uma colaboração onde pode-se conseguir clientes (como em uma consultoria, troca de serviços, pacotes…).

Quem quer ir longe, leva alguém! E pretos no topo puxam outros.

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5 respostas

  1. Estou amando o conteúdo , acabei de ler toda a matéria e com certeza tenho muito que aprender para levar meu projeto as alturas !! Obrigada pessoal ,
    Att,
    @danj_dicasdapreta

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