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Definir o preço de produto online é um dos grandes desafios de quem está começando a se aventurar pelo universo virtual. Afinal, a composição de custos de uma venda digital é bem diferente de uma presencial, o que pode afetar no valor final cobrado dos clientes.

Para fazer uma precificação mais precisa, que não gere prejuízo nem afete a competitividade do negócio no mercado, é importante ter muito cuidado com os detalhes que trouxemos, neste artigo. Fique atento e boa leitura!

Calcule os custos

O ponto de partida para saber o quanto cobrar dos clientes pelos seus produtos e serviços é saber o quanto é gasto. Este é o ponto que exige máxima cautela para que o resultado seja obtido com máxima precisão. São 3 aspectos principais a serem considerados, como descrevemos abaixo.

Custo do produto

O custo do produto está relacionado a tudo que envolve a sua confecção, o que inclui os materiais utilizados, a mão de obra envolvida, maquinário e afins. Tratam-se de elementos fáceis de serem identificados, tomando como base o processo de produção. 

Custo da operação

O custo da operação está relacionado ao que é preciso para fazer com que o produto chegue até o cliente. Isso envolve questões administrativas, logísticas e fiscais entre outras. Em lojas virtuais, podemos citar como exemplo o custo com a manutenção do site e o valor cobrado pela plataforma como comissão ou aluguel do espaço.

Custo de venda

Por fim, o custo de venda é a somatória de todos os custos envolvidos desde a produção até a entrega ao consumidor final de um determinado produto ou serviço. Ele deve ser calculado com muita atenção, principalmente aos detalhes, para que não hajam surpresas desagradáveis nos resultados financeiros do negócio.

Defina a margem de lucro

O lucro é tudo aquilo que “sobra” depois de pagarmos todos os custos e despesas. Essa é a parte que mais gera reclamações, pois, o que parece, é que nunca sobra nada. Para que essa sensação não ocorra na venda online, é preciso se atentar para os seguintes fatores.

Cubra todos os custos fixos e variáveis

O primeiro passo para definir a margem de lucro ideal é partindo dos custos. Cada centavo importa, pois é a soma deles que será diminuída dos valores faturados nas vendas. É uma conta simples: se você gasta R$ 10,00 para produzir um sapato, precisa vendê-lo a um preço que seja superior a esse valor para obter lucro.

O cuidado, portanto, deve estar na composição do custo de venda. Se o valor do material utilizado na confecção do mesmo sapato for de R$ 8,00 e você precisa pagar um funcionário, mais a conta de energia elétrica, mais os impostos sobre o produto, será que o custo de final é mesmo de R$ 10,00? 

Considere um percentual para reserva financeira

Além dos custos envolvidos na produção e venda dos produtos e serviços online, é importante ter em mente uma certa segurança financeira. Imprevistos acontecem a todo momento e, quem se resguarda, tem mais chances de superar os momentos mais difíceis. 

Por isso, o seu lucro deve cobrir as despesas, gerar um excedente bacana e, acima de tudo, deve garantir a construção de uma reserva que possa ser investida e que no futuro, ajude seu negócio a expandir em momentos tranquilos e a sobreviver a possíveis crises.

Fique atento a algumas dicas

Com base nas informações acima você já será capaz de determinar preços mais precisos, que garantam uma boa margem de lucro sem afetar a competitividade frente aos concorrentes. Contudo, trouxemos algumas dicas extras que tornam todo esse trabalho ainda mais fácil e eficiente. Acompanhe.

Faça um planejamento de médio e longo prazo

É sempre importante pensar em um horizonte mais amplo quando o assunto é a gestão financeira de uma empresa. Em vendas online, ocorre o mesmo. Esse tipo de pensamento ajuda a elaborar planos mais específicos para uma expansão segura do negócio, tanto no que diz respeito ao aumento na variedade de produtos e serviços quanto no volume de vendas.

Pesquise o mercado

O preço de um produto online sofre interferência direta do mercado, inclusive a níveis maiores, já que a internet permite um alcance territorial mais extenso. A sua loja física, que precisava ficar de olho nas lojas do bairro, agora vai precisar competir com lojas de todo o país. Veja como tem sido praticados os preços e se você consegue ter custos baixos o suficientes para ser competitivo.

Conheça bem o seu público

O ponto mais relevante de tudo o que é feito em uma empresa, principalmente quando pegamos o recorte do universo digital, é o conhecimento que se tem sobre seu público. 

Cada clientela tem suas preferências, dificuldades e necessidades, e a sua empresa precisa estar preparada para lidar com tudo isso da melhor forma. Converse com seus clientes, saiba como agradá-los e surpreendê-los. 

Como pôde ver, a definição do preço de produto online passa por vários cuidados, em especial, aqueles relacionados à composição de custos. Seguindo as dicas deste artigo, o seu negócio tem tudo para ser sustentável e rentável na internet, mesmo em tempos de crise, como a que vivemos atualmente.

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