Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook

Se ao buscar uma aplicação alguém te prometer um ganho certo e garantir ainda que vai ganhar muito dinheiro, desconfie. Nem todos querem de fato te ajudar a investir.

Aliás, pule fora. Não acredite em promessas de Bettinas, JJ investimentos e empresas com radical Techs ou Finanças – pintadas de preto – oferecendo lucro fácil.

No mundo dos investimentos, não vão faltar ofertas criativas e inovadoras para convencê-lo de qual o melhor lugar para colocar o seu dinheiro.

Por isso desejamos desmistificar algumas das principais situações que podem colocar o seu ‘pé de meia’ em risco. Vamos te ajudar a fugir dos maus investimentos e a identificar oportunidades reais de aumentar seu patrimônio.

Nosso conselho de ouro na hora de investir

E a primeira dica é justamente não se deixar levar por qualquer aplicação que venha a garantir muito dinheiro fácil, rápido e sem custo. A primeira lição  para um bom investidor é entender que não existe altos retornos sem risco, na verdade quanto maior o potencial retorno, maior será o risco.

Ligue o alerta ao ouvir que irão pagar acima da taxa de juros (Selic) e sem risco. Retorno “garantido” é apenas apresentado em produtos de renda fixa, investimentos em renda variável (Bitcoins incluso), podem apresentar retornos negativos.

Como conhecimento vale ouro para quem quer investir, iremos desconstruir algumas falácias sobre investimentos com vocês. Vamos nessa? Então continue lendo!

Investir só é para quem tem muito dinheiro?

Quem guarda, tem. Muita gente costuma achar que só rico investe ou que é preciso ‘mundos e fundos’ para ter uma reserva financeira.

Mas a verdade é que dá para começar a investir com R$ 100, por exemplo, em aplicações como os títulos do Tesouro Direto e alguns Fundos de Invesimento.

Você viu que eu falei Tesouro Direto e não Poupança, certo? Se o seu gerente oferecer Poupança ou CDB, pergunte se ele garantirá que o resultado final será superior ao do Tesouro Selic.

Tudo vale exatamente o quanto custa?

Sim, as taxas existem em todas as corretoras. Não existe almoço grátis, o mercado financeiro não é um grupo de caridade (está bem longe disto). Desconfie das instituições com promessas de taxa zero, em algum momento esse valor será cobrado (será caro).

As corretoras possuem formas diversas de cobrar pelo serviço, tudo dependerá do modelo de negócios. Busque o equilíbrio entre os serviços oferecidos e os custos dos mesmos.

Assessoria financeira vs Educação financeira

A ajuda de um bom assessor de investimentos é algo que poderá fazer uma grande diferença no resultado dos seus investimentos.

Contudo, é importante ficar atento a um possível conflito de interesses. O assessor vende produtos e recebe comissão pela venda desses produtos.

Reflita: sem a educação financeira devida como você irá quantificar o risco de estar com o dinheiro aplicado em investimentos que não estão alinhados aos seus objetivos como investidor?

Como você irá saber que não está pagando taxas altas sem necessidade ou aplicando naquilo que dá mais lucro para a corretora e não para o seu bolso?

Você deseja saber mais sobre educação financeira? Sim, então acompanhe minhas postagens sobre o mercado no perfil do instagram. 

Nenhum ganho é garantido

Os riscos existem. Ganhos altos desacompanhados de risco não existem. Ou seja, promessas de investimento com alto retorno e sem risco, o investidor, mais cedo ou mais tarde, vai perder dinheiro.

Investir é uma jornada, o primeiro passo é poupar para na sequência testar modalidades que estejam de acordo com o apetite ao risco do investidor.

Não é lógico investidores neófitos partirem para Criptomoedas sem ao menos terem tido experiências com outros produtos de Renda Variável como Fundos e Ações.

Promessas e mais promessas

Ganhos e mais rentabilidade. Atualmente tem muita propaganda que aparece por aí, falando que o investidor vai ganhar muito dinheiro… Mas também tem muita gente não cumprindo aquilo que fala.

Verifique se as instituições que estão prometendo rendimentos tem autorização para operar no site do Banco Central (BC) ou estão reguladas pela CVM para fazer-lhe recomendações.

Gostou do texto? Deixe seu comentário sobre quais temas você deseja entender sobre o Mercado Financeiro
teste
431 Views

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Homem negro com segurando uma nota de dolar em frente a sua boca, imagem usada no artigo queremos te ajudar a investir

9 respostas

  1. Opá, já estava nos meus planos iniciar aplicações em Tesouro Direto, a partir de Junho/19. Estou em uma maratona pessoal de reeducação financeira, redução do custo de vida e projetos de investimentos com os recursos que comecei a economizar. Venho pesquisando e estudando os métodos que nossos irmãos e irmãs. afro americanos, utilizaram para hoje, a classe média preta nos USA ser tão forte. Já me inscrevi no encontro!

  2. Oi Ghalib!
    Vc pode compartilhar os materiais que usou pra estudar?
    Principalmente os que são pra quem tá iniciando e nem tem reservas.
    Abraço.

  3. Olá, achei o texto super interessante! Gostaria de saber se tem planos para Salvador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer saber as novidades do Movimento Black Money?

Receba notícias e novidades sobre empreendedorismo preto, finanças, marketing e diversidade.
eskort mersin -

web tasarım hizmeti