5 Dicas para o Afroempreendedor vender mais através do Facebook

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Segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Brasil possui, hoje, 11 milhões de empreendedores afrodescendentes. Estamos em crescimento constante e movimentando a economia ativamente, em 2017 a população afro brasileira movimentou cifras que rondam o montante de R$ 1,6 trilhão. Aproveitando-se desse crescimento e da organização do ecossistema afroempreendedor, algumas marcas tentam “abocanhar” parte desse mercado utilizando-se de imagens de pessoas negras em sua propaganda, mas sem desenvolver uma política de inclusão de pessoas negras nas empresas – fato que já relatamos no texto Diversity Washing.

Como apoiar o afroempreendedor?

A pergunta que devemos fazer é: como impedir que essas empresas não absorvam nosso dinheiro e consigamos manter este consumo entre nós, dando suporte a empreendedores negros e preferência a empresas que empregam membros de nossa comunidade?

imagem de grupo de homens negros se divertindo
Um dos problemas que o MBM vem detectando em suas interações com os afroempreendedores é uma deficiência na construção da presença digital para divulgar sua marca e com isso a perda de grandes oportunidades. Faz-se necessário mudar isso, concorda?

O afroempreendedor no Facebook

No primeiro trimestre deste ano o Facebook atingiu a marca de 127 milhões de usuários ativos mensais no Brasil. A própria companhia informa que o Brasil é um dos seus cinco maiores mercados, essas informações são da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) divulgados pelo IBGE em fevereiro de 2018. Entendendo que a maioria dos usuários brasileiros são afrodescendentes, o Facebook passou a apoiar o AfroHub, um programa de aceleração e capacitação voltado para empreendedores negros. “O Afro Hub representa uma oportunidade de acesso à população negra. Somos a maioria, mas dificilmente chegamos a espaços como estes. Estamos a avançar com a possibilidade de que a população negra comece a ter acesso a tecnologias que possam impulsionar os seus negócios”, explica Carlos Humberto, da Diaspora.Black .

O Facebook é uma das principais ferramentas digitais em que afroempreendedores dispõem de estratégias para incrementar suas vendas, principalmente no período de datas comemorativas (Dias dos Pais, Dia das crianças, Natal,…), sendo o que chamamos de marketing sazonal. Neste gancho  compartilharemos 5 dicas  de como aumentar suas vendas nas datas comemorativas atravésdesta poderosa ferramenta:

1. Calendário de datas comemorativas

Procure mapear as datas comemorativas e faça um planejamento com antecedência e pense na estratégia de divulgação do seu produto no período da campanha.

2. Conheça seu público

Você precisa conhecer o perfil completo do seu consumidor final. Depois que o usuário curte a sua página você consegue todas as informações como dados demográficos, dados comportamentais e etc. A partir daí você vai testando através dos anúncios o perfil do seu público, seja através de um post com mais likes, maior número de compartilhamentos ou comentários.

3. Produtos em oferta ou com desconto

Para muitos afroempreendedores criarem produtos específicos somente para datas comemorativas os custos ficam elevados e dificultam a execução do plano. Ofereça para seus clientes assim que eles efetuarem o pagamento online um bônus ou desconto na compra de outro produto em linha. Uma forma simples de obter bons resultados e trazer visibilidade positiva para sua marca.

4. Anúncios criativos

Use e abuse de anúncios com layout bacana! Templates que envolva o seu cliente com a sua campanha e marca. Faça com que o usuário tenha uma experiência única ao deparar com a sua campanha. Que ele tenha desejo em clicar no anúncio e ser direcionado rapidamente para F-Commerce e finalize a compra. Explore ao máximo possível a campanha durante todo o período.

5. F-Commerce

Invista para vender diretamente pelo Facebook. É uma tendência do social e-commerce e uma opção bastante viável em termos financeiros e podem complementar suas vendas da loja física e do site e ajudar na jornada do afroempreendedor.

E você, o que tem feito para aumentar as suas vendas On Line?

Paulo Roberto Moura
Sócio-proprietário do Plantando Saúde – Produtos Naturais

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4 respostas

  1. Ainda sinto muito presa e com receio diárias se passa à frente também sinto que estou perdendo o bonde vou tentar mais abrir a minha mente relação uso de tecnologia para alavancar a minha possibilidade de venda das minhas bonecas pretas.

  2. Ótimo texto é conteúdo de utilidade pública.
    Esclarecedor.
    Agradeço ao Paulo por compartilhar um ótimo conteúdo que auxiliará as pessoas.

  3. Excelente post, obrigada por contribuir e compartilhar seu conhecimento conosco.

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