A data mais aguardada do varejo está se aproximando e precisamos falar sobre o black money na black friday. É muito importante que esse momento seja bem aproveitado para que mais vidas pretas sejam impactadas, tanto do ponto de vista de quem está empreendendo quanto do de quem está na posição de consumidor.
Neste artigo, vamos falar sobre o cenário da black friday no Brasil, trazendo dados das últimas edições e as principais particularidades do cenário pandêmico que estamos vivenciando. Além disso, vamos dar dicas valiosas para potencializar as vendas das lojas pretas, promovendo e fortalecendo o black money na black friday. Acompanhe.
Cenário da black friday no Brasil
Vamos começar analisando o cenário dessa data no varejo brasileiro, quais foram seus resultados mais recentes para os empreendedores e empreendedoras negras e o que podemos esperar este ano, diante do cenário de pandemia.
Dados das últimas edições
Os resultados da black friday de 2019 mostraram que a data tem se fortalecido a cada ano no Brasil e mostram uma tendência de crescimento constante. De acordo com o Ebit, houve um aumento de mais de 23% no volume de vendas em relação ao ano anterior. No total, a data movimentou mais de R$ 3 bilhões.
Os canais digitais foram o grande destaque, já que mais da metade das vendas, 55%, foram realizadas a partir de dispositivos móveis (smartphones e tablets). Outro dado interessante é que quase 420 mil brasileiros compraram online pela primeira vez durante a black friday de 2019, o que representou um crescimento de 18% em relação à 2018.
Particularidade do cenário pandêmico
Não podemos ignorar o fato de que a pandemia do novo coronavírus afetou fortemente as relações de consumo no mundo todo. As medidas de isolamento necessárias para a preservação da saúde, se tornaram um importante catalisador para o crescimento das vendas online. De acordo com os dados do MCC-ENET, as compras pela internet cresceram 110% entre junho de 2019 e junho de 2020.
Se, antes das medidas de isolamento, os consumidores já se mostravam mais receptivos ao e-commerce, hoje essa mudança no comportamento de compra é real. A próxima black friday tem grandes chances de ser a mais digital de todas as edições. O grande ponto que ainda gera maiores dúvidas é a situação de crise financeira, que pode afetar o faturamento se as estratégias certas não forem adotadas.
Dicas para potencializar o black money na black friday
A black friday é uma data que traz muitas esperanças para todos os tipos de comerciantes. No cenário atual, ela representa uma excelente oportunidade de retomada de negócios que foram fortemente impactados pela pandemia e ser o fôlego que precisava para se preparar para as vendas do natal. Para aproveitar ao máximo a data, listamos algumas dicas que vão potencializar o seu negócio. Confira!
Aposte no digital como principal estratégia
A primeira dica é focar a maior parte dos seus esforços, senão todos, em estratégias digitais. Vivemos um momento de grande instabilidade, como nunca antes, e isso deve ser levado em consideração. As cidades abrem e fecham os comércios a todo momento e a saúde de comerciantes, funcionários e clientes deve vir em primeiro lugar. Mesmo com permissão de abertura, dificilmente veremos cenas similares aos de anos anteriores, com pessoas se amontoando nas lojas em busca de descontos diferenciados.
A migração para o digital evita tudo isso e permite que o seu negócio possa atender sua clientela 24 horas por dia 7 dias por semana. Tudo isso mantendo todos os cuidados com protocolos sanitários, preservando a integridade física de todos e mantendo a saúde financeira da empresa em dia.
Faça uma pesquisa junto aos clientes
A melhor forma de saber o que os seus clientes vão gostar mais de receber como benefício durante a black friday é perguntando diretamente a eles. Monte uma pesquisa simples e rápida de responder e envie para eles. Procure saber o que eles valorizam mais, quais são seus produtos favoritos e todo o tipo de informação que ajude a definir as suas promoções de forma mais precisa.
Prepare-se para atender ao aumento na demanda
Por mais imprevisível e assustador que pareça o cenário atual, é preciso esperar por um aumento no volume de vendas durante uma black friday. Garanta um estoque para a pronta entrega e que haja material suficiente para um possível aumento repentino na produção. Não se esqueça de alinhar um plano de contingência junto ao fornecedores, para garantir o máximo de vendas possível com o menor custo e risco.
Invista em promoções criativas e interessantes
Os consumidores esperam por promoções incríveis e diferenciadas em uma black friday. É preciso usar bastante a criatividade para criar ofertas que chamem a atenção dos clientes e os façam perceber vantagens reais em adquirir os produtos. Algumas das alternativas que você pode adotar são:
- criação de combos de produtos;
- descontos progressivos;
- compre e ganhe;
- brindes surpresas;
- recompensas de checkout.
Não subestime o pós-vendas
Por fim, mas não menos importante, não subestime o poder um bom pós-vendas. O seu relacionamento com o cliente não termina na confirmação do pagamento, ainda tem muito chão pela frente e, a forma como esse caminho é traçado, pode fazer toda a diferença em sua retenção.
Dê a devida atenção ao processo logístico, garanta o cumprimento dos prazos acordados e cuide muito bem da embalagem do produto. Aproveite para inserir um mimo, algo que seja simples, mas que ajude a fortalecer o vínculo do seu cliente com a sua empresa. Um simples cartão manuscrito ou um adesivo diferente podem ser o suficiente para que ele associe a sua marca a algo positivo.
O black money na black friday é mais do que aproveitar uma data do comércio para aumentar o faturamento. É um movimento de resistência e de fortalecimento do povo preto na principal data do varejo no país. Seguindo as dicas deste post, será mais fácil obter sucesso nas vendas do período e movimentar mais dinheiro dentro da nossa comunidade.
Então, não perca mais tempo. Tenha uma loja virtual completa em apenas alguns minutos e venda em uma plataforma que foi feita de preto para preto. Cadastre-se no Mercado Black Money.