Como transformar a black friday em uma oportunidade para fortalecer negócios pretos

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook

Uma das datas mais importantes do comércio no Brasil está chegando e precisamos falar sobre como fortalecer negócios pretos na black friday. Este ano, temos um cenário inédito por causa da pandemia do novo coronavírus, foram muitos meses de grandes incertezas e de perdas de faturamento para muitos, o que aumenta as expectativas de uma retomada mais acentuada para um fechamento de ano mais positivo.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância da black friday no Brasil e trazer um panorama sobre os impactos da COVID-19 nos negócios pretos. Além disso, vamos falar sobre o papel dessa data no fortalecimento da economia preta e como podemos contribuir com esse movimento e beneficiar a toda a comunidade. Acompanhe.

A importância da Black Friday para o comércio no Brasil

A black friday é a segunda maior data em faturamento do comércio no Brasil, ficando atrás apenas do natal. Vamos entender melhor, em números, o que isso representa para a economia do país. 

Maior do que o dia das mães

Antes da expansão da black friday no Brasil, a segunda data mais importante para o varejo era o dia das mães, que perdia apenas para o natal. Essa realidade mudou e vem se consolidando com o passar dos anos. Em 2019, por exemplo, as vendas realizadas entre a quinta e a sexta-feira da black friday geraram um faturamento de R$ 3,2 bilhões, contra R$ 2,2 bilhões gerados nas compras feitas entre os dias 27 de abril e 11 de maio, referentes ao dia das mães

Aquecimento para o natal

O natal é a maior de todas as datas para o comércio brasileiro. As pessoas presenteiam mais, enfeitam suas casas, fazem confraternizações e tudo isso gera um grande movimento na economia de diversos setores. Para se ter uma ideia, o período de análise das compras de natal em 2019 foi do dia 15 de novembro ao dia 24 de dezembro e o montante apurado foi de R$ 14,1 bilhões. Note que a black friday está compreendida nesse intervalo, mas, mesmo excluindo seus resultados da conta, o natal ainda é mais de 3 vezes maior.

Por estar tão próxima do natal e conceder descontos tão agressivos, a black friday acaba se tornando bastante estratégica para os negócios. Ela é o pontapé inicial das festividades de fim de ano e ajuda a perceber melhor o mercado e ter uma boa previsão das vendas do mês seguinte. Sem falar que, com o faturamento desses dois dias, o empreendedor pode ganhar um fôlego para se preparar melhor para o natal.

Os impactos da pandemia nos negócios pretos

O racismo estrutural que vivemos no Brasil ficou ainda mais evidente durante a pandemia de COVID-19. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, 45% dos negócios pretos não conseguiram funcionar por causa das restrições impostas pelas medidas sanitárias de restrição.

Em praticamente todos os quesitos avaliados, os empreendimentos pretos apresentaram resultados piores que os brancos. Os negros estavam nas cidades com mais restrições, à frente de atividades exclusivamente presenciais e com menos acesso às ferramentas de digitalização, como sites próprios e sistemas de gestão.

Outro fator muito importante é que também houve problemas com a obtenção de crédito junto às instituições financeiras. Os empréstimos foram negados para 61% dos pretos, mesmo com um valor solicitado 26% mais baixo do que o dos brancos. Ou seja, além de sofrer ainda mais com os impactos diretos da pandemia, as pessoas pretas ainda precisam lidar com a dificuldade em obter o apoio necessário para traçar estratégias de enfrentamento da crise.

O papel da black friday no fortalecimento do afroempreendedorismo

O afroempreendedorismo é uma ferramenta de luta e resistência das pessoas pretas na economia. Por isso, precisamos fortalecer os negócios pretos na black friday, que é uma data muito importante no calendário do varejo. Somos a maioria da população brasileira e precisamos usar isso a nosso favor. Se o mesmo percentual fosse aplicado nas vendas da black friday, estaríamos falando de mais de R$ 1 bilhão circulando entre os negros. 

Pense no quanto isso se transforma em emprego, renda e poder de compra para as pessoas pretas. Não é uma coisa utópica, na prática é bem simples, basta observar a quem pertence a loja onde estamos comprando e dar preferência aos negócios tocados por homens e mulheres negros

Como praticar o antirracismo na black friday

Para fazer da black friday uma grande oportunidade de crescimento e fortalecimento de negócios pretos, é fundamental agir em duas frentes principais, como explicamos a seguir. 

Compre de pessoas pretas

Existem empreendedores e empreendedoras pretas em todos os lugares, vendendo todo o tipo de produtos e serviços. É preciso sair do automatismo e passar a consumir de forma mais consciente. Em lugar de ir a uma grande rede de lojas ou de ir ao shopping fazer suas compras, pesquise por empresas pertencentes a pessoas pretas. Olhe em seu bairro, peça indicação de amigos. Para compras online, consulte nossos parceiros do Mercado Black Money. Opção é o que não falta!

Divulgue e indique afroempreendedores

Se você conhece um negócio preto, indique-o para a sua rede de contatos, desde amigos e parentes até colegas de trabalho ou de faculdade. Ajude essas pessoas a alcançar um público maior, a chegar em mais regiões da cidade, do estado e do país. O crescimento desses empreendedores reflete no crescimento de toda uma comunidade de pessoas pretas, que ganham emprego, renda e melhorias nas condições financeiras.

Essas duas ações simples já são suficientes para fortalecer negócios pretos na black friday. Seguindo essas dicas, você passa a ser parte de uma rede de crescimento e suporte à comunidade, que vai trazer mais liberdade financeira para nossos irmãos e irmãs em diáspora. É uma das formas mais poderosas de ser antirracista, tomando o poder que é de direito de todos nós, o poder econômico. 

Se você gostou deste texto e concorda com a ideia de fortalecermos a economia preta em nosso país, precisa conhecer as lojas que estão 100% focadas em atender o público negro com produtos e serviços pensados e criados de preto para preto. Cadastre-se agora mesmo no Mercado Black Money e aproveite! 

teste
234 Views

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook
Como fortalecer negócios pretos na black friday

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer saber as novidades do Movimento Black Money?

Receba notícias e novidades sobre empreendedorismo preto, finanças, marketing e diversidade.
eskort mersin -

web tasarım hizmeti