O LinkedIn se junta ao Instagram como, possivelmente, a melhor plataforma de mídia social do mercado atualmente. Com o nível de agitação que o “Novo LinkedIn ” – pivotando de uma plataforma focada em empregos para uma plataforma de conteúdos – vem recebendo nos últimos seis meses, profissionais de marketing experientes e criadores de conteúdo começaram a revisitar a plataforma e isso traz uma transformação para as conexões no Linkedin.
Deixo aqui uma nota pessoal, ao se tratar de construção de imagem e desenvolvimento de relacionamentos, o LinkedIn tem sido o canal de melhor desempenho para branding do Movimento Black Money e comunicação de nossa presidente Nina Silva.
Faço questão de dividir algumas estratégias que foram bem sucedidas em nossos experimentos na plataforma e também um ebook que irá auxiliá-los a aumentar suas conexões do LinkedIn de forma rápida e gratuita.
1. Use os Grupos do LinkedIn para se conectar com outras pessoas em seu setor
Use os Grupos do LinkedIn como uma forma de criar uma rede relevante com outras pessoas ativas em seu setor. Depois de se juntar a um grupo, você poderá ver uma lista de membros, procure os mais engajados.
Envie a esses usuários um pedido de conexão e um inbox apresentando-se e divida com o mesmo conteúdo que acredite ser relevante.
Obs: Depois de obter uma base sólida de conexões no Linkedin, cerca de 1000, diminua esse tipo de abordagem e deixe que a maioria das conexões chegue até você de forma orgânica. Para que isto aconteça será necessário produzir conteúdo relevante e construir um perfil irresistível.
2. Use e abuse do Storytelling para contar uma história inspiradora
Se você acessou o LinkedIn recentemente já deve ter “esbarrado” com algum Top Voicer/ Influencer do Linkedin. Já percebeu a estrutura que eles utilizam em suas postagens? Possuem longa duração, frases curtas como estrutura da sentença e edificante em sua mensagem – esses posts se tornam virais em uma base diária.
A regra básica aqui é começar com um “gancho” (abordá-lo como se fosse um título), nunca passar de 2 a 3 linhas no início do texto (isso aumenta a legibilidade) e se posicionar como alguém vulnerável.
Conte uma história sobre uma vez que você cometeu um erro em sua carreira. De quando você fez um investimento mas perdeu dinheiro Que lições você aprendeu com essa experiência?
3. Publique e Re-publique artigos no LinkedIn
O Linkedin tem uma ferramenta que permite a criação de artigos e para nossa sorte, não é tabu re-utilizar trabalhos anteriores na plataforma. Se você já tem artigos publicados em revistas, institutos e outras plataformas essa estratégia irá economizar-lhe tempo e é uma maneira de devolver a vida ao conteúdo que, de outra forma, poderia estar acumulando poeira. Caso não tenha nada publicado, já passou da hora de começar a escrever.
Obs: Não esqueça de incluir um link para o artigo original, uma chamada à ação e uma sinopse fornecendo contexto sobre o que você está compartilhando.
4. Compartilhe artigos de tendência
Quando estiver com baixa criatividade ou falta de tempo para escrever um post ou artigo de formato longo, compartilhar trendings topics de outros redes como Twitter ou Medium trata-se de uma alternativa sólida.
Para evitar ser meramente um papagaio, certifique-se de adicionar 1-2 frases de seu próprio pensamento sobre a parte que você está compartilhando.
5. Use seus títulos para prova social
Não importa como você decida criar sua manchete no LinkedIn, certifique-se de que haja algum tipo de revisão social para chamar a atenção das suas conexões no LinkedIn e de outros usuários que ainda não esteja conectado.
Se você escreve para uma publicação de alto nível, coloque-a em seu título. Se sua empresa ajudou um milhão de pessoas a aprender como programar computadores, coloque-a no título. Confira este exemplo no perfil da Nina Silva
6. Construa uma rede com influenciadores do LinkedIn e identifique-os em seu conteúdo
Use a mesma discrição com essa tática como faria com qualquer outra interação social. Marcar um influenciador em sua postagem só é aceitável depois que você estabeleceu um relacionamento sólido com ele e o post é relevante.
Em minha rede tenho pessoas como Alan Soares, Alê Santos, Rachel Maia, Anderson Palma, Renata Lellis, Marc Tawill, Ricardo Salles, Ethiene Du Jardin entre outros e apenas cito-os em conteúdos que agreguem valor aos mesmos.
Nunca faça spam de influenciadores. Adicione valor primeiro comentando suas postagens ou enviando mensagens para eles.
7. Envolva-se, envolva-se, envolva-se
Reserve alguns minutos por dia para comentar cuidadosamente as postagens, artigos e vídeos de outras pessoas. Depois de fazer isso em algumas postagens, envie uma solicitação de conexão à pessoa. Eles estarão muito mais propensos a se conectar com você se você for um rosto familiar.
8. Publique vídeos
O LinkedIn revelou o vídeo nativo em sua plataforma. Como esse recurso ainda é relativamente novo, o algoritmo está priorizando o conteúdo de vídeo. Além disso, como ainda não há muita concorrência quando se trata de vídeos no LinkedIn, você terá uma chance muito maior de causar um impacto duradouro.
Embora eu, pessoalmente, não tenha publicado vídeos autorais no LinkedIn ainda , o recurso tem impulsionado resultados incríveis para muitos comerciantes de conteúdo e para nossa querida Nina Silva.
Nota: Fique de olho na transmissão ao vivo para o LinkedIn. Em um futuro relativamente próximo, lives serão comuns no LinkedIn: a rede social começou a testar, a sua própria ferramenta de transmissão de vídeos ao vivo.
A ideia é a de que o LinkedIn Live, como a novidade foi batizada, seja usado por indivíduos e marcas de todos os tipos como oportunidade para aumentar sua contagem de seguidores.
9. Conte com a experiência de mentores
A mentoria é um processo de vital importância para o desenvolvimento humano e profissional. Um mentor tem um papel fundamental de auxiliar o seu mentorado a seguir em frente com os seus objetivos de vida e de carreira. Em outras palavras, é como o capitão de um navio que já navegou pelos mares que você, marujo, deseja navegar. Ambas as é envolvidas neste processo tem ganhos, uma vez que há uma troca de conhecimentos e experiências.
Durante o processo o mentorado tem a possibilidade de fazer uma reflexão sobre a sua trajetória profissional e identificar os seus pontos fortes e os que necessitam ser aprimorados. Após essa análise, geralmente são discutidas ações que irão promover o autodesenvolvimento de forma a aproveitar o seu potencial da maneira mais adequada.
Empreendedores: orientação e acompanhamento das questões mais críticas para o crescimento de seu negócio. O papel do mentor é auxiliar o empreendedor a delimitar seus dilemas de crescimento e ampliar seu repertório de soluções para a empresa.
Uma das maneiras mais fáceis de colher os benefícios que a plataforma tem a oferecer é reforçar o seu número de conexões no LinkedIn, priorizando sempre a qualidade antes da quantidade . Comece hoje mesmo.
Fonte: Adaptação do original em inglês
teste