Está na hora de focar em Produtos pensados para pessoas negras

O mercado está cada vez mais propenso a desenvolver produtos pensados para pessoas negras. O crescimento nas ações de empoderamento da comunidade preta no Brasil tem ajudado na criação e fortalecimento de pequenos negócios voltados para esse nicho. Mais do que um segmento de mercado, o público negro é uma potência em ascensão.

Nós, consumidores negros, movimentamos mais de R$ 1,9 trilhão por ano e somos quase 115 milhões de pessoas, ávidas por representatividade em produtos e serviços. Em volume, temos toda a força necessária para mudar a realidade do mercado e torná-lo mais adequado às nossas demandas. O que nos falta é uma mudança de hábitos, começar a tomar atitudes mais afirmativas a favor do nosso povo.

Por isso, este artigo tem o objetivo de mostrar porque devemos comprar produtos feitos e vendidos por pessoas pretas e que são focados no consumidor preto. Você vai entender o quão forte pode ser o impacto de uma simples compra na vida de muita gente. Confira!

Atendimento às necessidades reais dos consumidores pretos

Os produtos criados especialmente para pessoas negras são pensados de uma forma diferente desde o primeiro momento. Podemos notar essa diferença em diferentes tipos de segmentos, como vestuário, calçados e beleza, por exemplo. Os motivos para essas diferenças podem ser resumidos nas seguintes questões.

Feitos por quem entende a nossa realidade

A empatia é um elemento essencial na hora de criar produtos e serviços mais adequados para os clientes que se deseja atender. Se colocar no lugar do outro é uma tarefa praticamente impossível, pois não conseguimos nos desvencilhar de tudo o que somos e conhecemos durante esse processo. 

Quando falamos em negritude, existem muitas coisas que vivenciamos em comum e isso facilita a compreensão das necessidades dos pretos e pretas. Quer um exemplo? Imagine a criação de um boné, agora imagine que a pessoa que vai usar esse boné seja um negro do cabelo black power. Para os não negros, é difícil pensar nesse cenário, mas empresas negras já pensaram nisso e criaram um boné que valoriza o cabelo black.

Detalhes que só quem é preto ou preta percebe 

Tem detalhes que não mudam a funcionalidade de um produto ou serviço, mas que fazem uma diferença enorme do ponto de vista do cliente. Sabe aquele desenho de coração no cafezinho que o barista faz e que deixa seu dia mais alegre? 

No que diz respeito aos produtos pensados para pessoas negras, podemos citar a escolha das estampas de uma roupa, a inclusão de elementos da cultura africana no design de um produto, ou mesmo a escolha da música de ambientação da loja. Pequenas coisas que nos trazem a sensação de pertencimento. 

Fortalecimento da identidade negra de quem compra

Ser negro não está relacionado à cor da sua pele, mas sim a um estado de consiciência de sua ancestralidade e da sua condição de diáspora. O processo como o racismo foi estruturado no Brasil faz com que muitas pessoas levem um certo tempo até de descobrirem negras e o impacto que isso tem em suas vidas.

Ao comprar produtos pensados para pessoas pretas, estamos reforçando a nossa identidade como povo. Passamos a assumir nossas raízes e ajudamos a acelerar e fortalecer o processo de autodescobrimento. Ser negro é carregar toda uma cultura em si, que é construída de diversos elementos como a forma de vestir, de nos portarmos perantes a sociedade e a forma como ressaltamos a nossa beleza.

Geração de emprego e renda para a comunidade preta

A compra de um produto feito por e para pretos é apenas uma das várias etapas de um ciclo econômico. O montante que se tem para gastar é um só, mas a forma como vai fazer isso é você quem determina. Quando a sua escolha é por empreendimentos pretos, o seu dinheiro terá mais chances de circular por mais tempo dentro da comunidade negra.

Quanto mais pessoas assumem essa posição, maior será a demanda de produtos e serviços, maior será o volume de vendas e maior a necessidade de mão de obra. São mais pretos e pretas sendo contratados, levando mais renda para suas famílias e alimentando o ciclo econômico.

Empoderamento da cadeia produtiva preta

No cenário atual do mercado, os negros tem dificuldade em estabelecer uma cadeia produtiva de ponta a ponta, sem ter que passar por intermediadores brancos. Um artesão que vende bonecas pretas consegue vender seus produtos para clientes negros e até mesmo estabelecer parcerias com outros artesãos dentro da comunidade, mas suas matérias-primas, muitas vezes, vêm das mãos de brancos.

Estabelecendo o hábito de comprar sempre de pretos e pretas, estamos aumentando a demanda comercial e possibilitando que mais pessoas pretas ingressem no mercado ao longo de toda a cadeia. A participação nesse fluxo, além de possível, se torna mais atrativa para novos empreendedores pretos.

Fortalecimento econômico da comunidade preta 

Com tantas transações sendo realizadas de preto para preto, a economia da comunidade é fortalecida. Os pequenos negócios são os primeiros a serem impactados, com uma boa taxa de crescimento, contratação de mais pessoal e ampliação da atuação no mercado. A comunidade à sua volta ganha mais oportunidades de emprego e as famílias contam com novas fontes de renda.

Na medida em que as coisas evoluem, as empresas se expandem e, quem antes precisava de suporte financeiro, pode se tornar um investidor. Isso acontece não apenas no que diz respeito a investimentos financeiros, mas também em ações de fomento, como a oferta de cursos, mentorias e a criação de redes de apoio mútuo. 

Como você pôde ver, motivos não faltam para comprar produtos pensados para pessoas negras. Além de proporcionar vantagens para você, como comprador, essa atitude também ajuda a fortalecer o Black Money, fazendo a economia preta girar de forma cada vez mais independente. 

Então, que tal fazer parte desse movimento a partir de hoje? Seja o que for que esteja precisando comprar, antes de ir em uma empresa qualquer, busque dentro da comunidade preta, dê preferência para empreendedores que te entendem e que estão nessa luta junto com você. Acesse agora mesmo o Mercado Black Money e encontre o que deseja sem sair de casa!

teste
488 Views

Compartilhe:

produtos pensados para pessoas pretas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer saber as novidades do Movimento Black Money?

Receba notícias e novidades sobre empreendedorismo preto, finanças, marketing e diversidade.
eskort mersin -

web tasarım hizmeti