Por Ana Minuto

Empreendedorismo na veia

Venho de uma família de empreendedores que empreenderam por vários motivos, mas um foi o mais importante: eles não conseguiram se inserir e/ou voltar ao mercado de trabalho, depois de algum tempo. Após várias tentativas não quiseram trabalhar para ninguém.  Meu avô, por exemplo, teve o apoio da minha avó que trabalhava no mercado formal para empreender no seu negócio, já minha mãe trabalhava de carteira assinada e simultaneamente empreendia.
Hoje, em dia, é muito comum as mulheres optarem por esse caminho, após o nascimento dos filhos. E muitas são unânimes em dizer que precisavam de mais tempo e liberdade para cuidar dos filhos, entre outras coisas.

Empreender para solucionar

No meu caso, eu sabia que, por mais que estudasse, meu crescimento estaria limitado pela cor da minha pele e também por estar em uma área masculina (a de T.I.). Na minha família já teve pipoqueiro, jardineiro, vendedor; além de uma empresa de costura, sorveteria, entre outros negócios.
Hoje, empreendo por meio da Minuto Coaching, que tem a missão de transformar e potencializar vidas e negócios de afrodescendentes, utilizando o autoconhecimento, o fomento do empreendedorismo e a promoção da diversidade para que tenhamos um mundo mais equânime, onde as diferenças não sejam um divisor, e sim um potencializador de resultados de alta performance.

Os custos de empreender

Empreender é um ato heroico, que exige muito de nós; pois estamos sozinhos na caminhada (não temos aporte financeiro), ‘somos os loucos do rolê’: as melhores informações não chegam para nós porque o sistema quer que acreditemos que ter uma carteira assinada e uma aposentadoria de R$  900,00, após trabalharmos 40 anos é sucesso.
São muito os desafios, mas é possível e lindo empreender: seja no seu próprio negócio ou de uma outra pessoa. Isso significa resolver problemas. E, nesta caminhada, apostei em algumas coisas que foram cruciais para o meu negócio crescer, e acho que pode ajudar o seu também.

Dicas de uma empreendedora

1. Seja louco por resolver problemas, pois empreender é enxergar a solução de um problema que ninguém enxergou.
2. Saia fora da caixinha: não se permita ficar na zona de conforto, pois ela te paralisa e cega.
3. O sonho é seu, então faça o que tem que ser feito pelo seu negócio: não espere pelo parceiro, familiares, amigos, governo. Ninguém é capaz de agir pelo seu sonho: só você.
4. Autoconhecimento. Este é um dos pilares para o crescimento da sua empresa. Você não conseguirá expandir seu negócio se você não expandir sua mente.
5. Estude e conheça o máximo possível sobre o seu ramo de atuação, veja as tendências, o mercado, os concorrentes, a viabilidade.
6. Valorize o seu tempo e o dinheiro que tem: muitas vezes, temos o mínimo para investir, isso quando temos; mas acabamos investindo em qualquer coisa e, por vezes, perdemos essa grana. Embora tenha pressa para empreender, se possível, estude sobre empreendedorismo: ter mente de empregado é diferente de ter mente de empreendedor, pois quando trabalhamos para alguém cuidamos da nossa cadeira, quando empreendemos cuidamos de tudo – desde a faxina até a venda concluída. Pense nisto!
7. Tenha controle sobre seu dinheiro (entrada e saída) e faça uma lista de metas diárias, semanais e mensais.
8. Tenha uma reserva: crie o hábito de guardar, mesmo que seja R$ 1,00 por dia. Quando temos dinheiro em mãos temos mais oportunidade para negociar.
9. Esteja com pessoas que querem empreender e crescer como você, pois elas aprenderão e crescerão junto contigo. Fidelidade é muito importante.
10. Confie em você, tenha foco, honre sua história de vida, tenha coragem de mudar o rumo (se for necessário), seja otimista, ame o que você faz e respeite o outro que, com certeza, mais cedo ou mais tarde o sucesso chegará.

Desejo a você muita prosperidade em abundância.

*Ana Minuto é Coach, Terapeuta Quântica,  Palestrante e é CEO na Minuto Coaching (www.anaminuto.com.br).

teste
330 Views

Compartilhe:

imagem digital de um palestrante no palco ilustrando o artigo Empreender sem palco

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer saber as novidades do Movimento Black Money?

Receba notícias e novidades sobre empreendedorismo preto, finanças, marketing e diversidade.
eskort mersin -

web tasarım hizmeti