5 hábitos (a serem evitados) para Liberdade Financeira

Todos nós gostamos de acreditar que estamos no controle de nossas vidas, principalmente no quesito liberdade financeira, mas na maioria dos casos isso está bem distante da realidade. Posso afirmar que em várias situações, as pessoas acabam desperdiçando muito tempo em coisas que poderiam ter evitado com um pouco mais de planejamento e determinação. No entanto, esses problemas não são imediatamente óbvios, e uma pessoa pode nem sempre estar ciente de que há coisas que requerem um pouco mais de atenção no âmbito de sua vida.

Quando você considera o aspecto financeiro desses hábitos, as coisas podem ficar ainda mais confusas. Um grande número de pessoas paga regularmente muito dinheiro em coisas que eles realmente não precisam, ou pior – que potencialmente fazem mal a ela. Se você quiser reduzir significativamente suas despesas, há certas prioridades que precisam ser redefinidas.

Dos (bad) hábitos

O real custo do hábito de fumar

Por exemplo, fumar é um dos hábitos mais caros que você pode possuir. Alguns países tentaram combater o problema introduzindo impostos mais pesados e regulamentação mais rígida em torno do tabaco, mas parece que isso fez pouco para desencorajar as pessoas de fumar. No longo prazo, isso só causou uma pressão financeira mais severa sobre aqueles que são mais “viciados” a seus cigarros, comprometendo a liberdade financiera dos mesmos.

Imagine o João, que consome um maço de cigarro a cada 2 dias, sendo que o valor de cada maço é de R$5,20. Baseado nesses números podemos dizer que a cada mês João gasta R$78,00, em média, com cigarros. Fumar pode facilmente custar alguns milhares de reais por ano para alguns dos casos mais graves. E considerando os efeitos positivos de abandoná-lo, isso é algo que você deve priorizar se ainda estiver mantendo este hábito.

Quer saber mais sobre investimentos?
Deixe seu email e baixe o ebook.

Os impactos do uso do álcool na vida e no bolso

O álcool é o próximo nessa lista. Você nem precisa ser um alcoólatra “verdadeiro” para sofrer com o fardo financeiro de beber. Beber apenas algumas cervejas ou drinks por dia pode causar um grande dano as suas finanças. Algumas pessoas acabam gastando centenas, senão milhares, em algo que nem consideram parte regular de suas vidas. Se você sentir que está nessa categoria, você deve começar sua recuperação perguntando-se por que você bebe tanto em primeiro lugar. Se você está apenas tentando se encaixar em um grupo social, talvez seja hora de procurar um novo grupo.

Como a alimentação impacta sua liberdade financeira?

Com que frequência você cozinha em casa comparado a comer fora? Você pode pensar que o ocasional sanduíche de rua não é grande coisa, mas esse é outro exemplo de uma despesa “pequena” que pode aumentar bastante se você não for cuidadoso. O que é pior, isso pode afetar você de mais maneiras do que apenas financeiramente. Comer fora em uma base regular pode tornar mais difícil ficar em forma, especialmente se você é um fã de restaurantes fast food e sorveterias.
Você não precisa nem comer junk food para ganhar peso. O simples fato de que você não estar no controle de suas porções ou do modo como elas são preparadas pode ajudar muito a acumular algumas calorias extras. E quando você estiver lá, voltar ao seu nível de peso normal pode ser surpreendentemente difícil.

jovem negra visualizando uma arara de roupas - artigo Hábitos (A Serem Evitados) Para Liberdade Financeira

Liberdade para gastar vs liberdade financeira

Ter um cartão de crédito pode ser muito conveniente, mas também pode colocá-lo em grandes problemas se você não for cuidadoso. Compras por impulso, sem manter suas finanças  sob controle é a receita para o desastre, e a internet tornou ainda mais fácil gastar seu dinheiro em todos os tipos de coisas que você nem precisa.

Se você acha que isso descreve você, talvez seja hora de dar um passo atrás e colocar as coisas sob controle antes que seja tarde demais. Descubra como você pode  consolidar a dívida do cartão de crédito,  se a situação for ruim o suficiente, e ter um plano para se recuperar. Enquanto você priorizar o pagamento da dívida sobre todo o resto, você deve ser capaz de sair desse buraco eventualmente. E depois disso, você deve fazer o seu melhor para garantir que nunca mais se encontre lá novamente.

Impacto das drogas na sua independência financeira

Não é preciso dizer que as drogas são algo do tipo que você deve evitar a todo custo. É muito mais do que o dinheiro, já que não há escassez de histórias sobre pessoas que arruinaram suas vidas como resultado de usar drogas. Mas o aspecto financeiro da coisa toda é difícil de ignorar também, e quando você tira a linha de fundo, você pode perceber que você utilizou um grande número de despesas potenciais de luxo (turismo, carros, presentes) em um hábito que, afinal, não lhe trouxe nada de bom.

Conclusão

Cuidar de suas finanças começa com uma avaliação honesta de onde seu dinheiro está indo e se você realmente precisa dessas despesas em primeiro lugar. Dizer “não” às coisas que você quer, mas não precisa realmente, é um grande primeiro passo, e é, infelizmente, uma que muitas pessoas nem se dão ao trabalho de tomar. É por isso que vemos muitos deles em situações de dificuldades financeiras.

Gostou do texto? Nos ajude compartilhando nas suas mídias sociais

teste
394 Views

Compartilhe:

2 respostas

  1. Muito bom .
    Acho que os lanchinhos de final de semana também devem ser olhados com cautela , pois há que economize a semana todo no FDS faça um lanche que parece banquete . Pois não gastar durante a semana e ter dinheiro no sábado passa a ilusão de economia , é preciso internalizar que poupar é uma prática a médio e longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer saber as novidades do Movimento Black Money?

Receba notícias e novidades sobre empreendedorismo preto, finanças, marketing e diversidade.
eskort mersin -

web tasarım hizmeti