O mercado de capitais ainda é um bicho de sete cabeças para você? Como negros, fomos propositalmente distanciados das principais ferramentas financeiras que ajudam uma pessoa a acumular riquezas, por isso esse tipo de assunto ainda é tão inacessível para o nosso povo.

Mas o Movimento Black Money surgiu justamente para eliminar essas barreiras e proporcionar melhores condições econômicas para a comunidade negra brasileira, e tudo começa com acesso à informação e a oportunidades de negócios.

Pensando nisso, resolvemos falar sobre o Mercado de Capitais, explicando o que ele é, como funciona e por que você precisa aprender a investir suas economias nele. Confira!

O que é Mercado de Capitais?

O Mercado de Capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que ajuda na liquidez dos títulos e no processo de capitalização. Parece complicado, mas, na verdade, é bem simples. Podemos compará-lo a uma galeria de lojas – um Marketplace, onde temos várias empresas reunidas em um mesmo local, o que atrai mais clientes e facilita a vida dos lojistas.

No caso do Mercado de Capitais, as pessoas investem o seu dinheiro na aquisição de ativos das empresas, em troca de um percentual de juros no decorrer do tempo. Similar ao que acontece nos empréstimos junto aos bancos, porém são as pessoas que “emprestam” os valores para as empresas.

O produto negociado, portanto, é o próprio dinheiro. A troca feita é do dinheiro à vista, oferecido pelo investidor, pelo dinheiro à prazo, pago pelas empresas. Por isso, quanto maior o prazo, maiores são os potenciais ganhos.

Como o Mercado de Capitais funciona?

Vamos aprofundar um pouco mais entendendo como ele funciona na prática. Acompanhe.

Estrutura

A estrutura do Mercado de Capitais é forma por 3 entidades principais:

  • as corretoras de valores, que são as empresas que fazem a ponte entre o investidor e os investimentos;
  • a Bolsa de Valores, no Brasil é a B3, que é a instituição onde os ativos são negociados;
  • as instituições financeiras autorizadas, que podem ser os bancos tradicionais , fintechs ou empresas financeiras menores.

Ativos mobiliários do Mercado de Capitais

Os ativos mobiliários do Mercado de Capitais são os produtos que as empresas oferecem aos investidores. Os principais exemplos que são negociados na Bolsa de Valores são as ações, que representam uma parte da empresa. Ao comprar uma ação, você se torna acionista, ou seja, sócio daquela empresa. Se ela lucrar você ganha se ela tiver prejuízo você perde.

Outro produto muito utilizado são os debêntures, que são títulos de dívida que as empresas lançam no Mercado para captar recursos. Nesse caso, o investidor não recebe participação na empresa, apenas os juros referentes ao prazo de retorno do investimento.

Por que investir?

De uma forma bem resumida, você deve investir no Mercado de Capitais para não ter que depender da sua força de trabalho para viver. No mercado de trabalho, seja como empregado, seja como empreendedor, para ganhar mais dinheiro é preciso trabalhar mais, produzir mais e utilizar mais recursos.

O valor inicialmente investido aumenta conforme as escolhas feitas e o tempo decorrido. Imagine chegar em sua velhice com um bom patrimônio acumulado e sem preocupações financeiras. É isso que a entrada no universo dos investimentos pode fazer por você, se começar o quanto antes. Então, não perca mais tempo, afinal tempo é dinheiro!

Ficou interessado no Mercado de Capitais, quer entender melhor sobre investimentos e começar a investir? Confira nosso guia com os primeiros para investir no Mercado Financeiro e inicie sua jornada para um futuro de muita prosperidade em sua vida!

teste
449 Views

Compartilhe:

Mercado de Capitais

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer saber as novidades do Movimento Black Money?

Receba notícias e novidades sobre empreendedorismo preto, finanças, marketing e diversidade.
eskort mersin -

web tasarım hizmeti