O Black Money é um movimento que surgiu para equilibrar as relações de poder no Brasil, no que diz respeito à população preta. Afinal, dinheiro é um instrumento de poder, e não é preciso realizar uma extensa pesquisa para chegar a essa conclusão, basta olhar em volta para perceber que quem tem mais dinheiro tem muitas vantagens sobre quem não tem.
Por causa da forma como nossa sociedade foi estruturada – com a escravização dos povos africanos – as riquezas se concentram entre os brancos e o dinheiro do povo negro não circula tempo suficiente em nossa comunidade para que essa realidade seja alterada.
O Movimento Black Money foi criado para que nós, pretos e pretas de todo o país, tenhamos mais consciência financeira para fortalecermos o nosso povo, enfrentando o racismo da forma mais eficiente que há: conquistando poder!
O que é o Movimento Black Money?
O Movimento Black Money é um Hub de inovação e fomento ao empreendedorismo com foco na população negra. A intenção é fazer com que o dinheiro circule e se mantenha por mais tempo entre pessoas pretas antes de ir para as mãos de outros grupos étnicos, trazendo mais força econômica para a nossa gente.
Vale destacar que o Brasil é o país democrático com maior concentração de renda no mundo. Mais de 28% da renda brasileira está concentrada nas mãos de apenas 1% das pessoas. Além disso, esse 1% mais rico ganha mais de 33 vezes o valor recebido pelos 50% mais pobres.
Antes que pense em argumentar que essa não é uma questão racial, o IBGE mostrou que os brancos possuem uma renda média 40% superior que a de pretos e pardos. Por isso é tão importante que haja um movimento direcionado para mudar esse cenário.
Como ele funciona?
O Movimento Black Money busca aumentar o poder financeiro do povo preto de forma sustentável e eficiente. Para isso, atacamos 3 frentes fundamentais no mundo dos negócios. Confira abaixo.
Educação que liberta: Afreektech
O ponto de partida para que negros conquistem cada vez mais espaço no mercado é a educação. Estamos em uma era na qual a tecnologia está por trás de tudo o que fazemos, por isso, quem está diretamente envolvido com ela, tem mais chances de se dar bem no mercado, tanto como profissional quanto como empreendedor.
O Afreektech é um programa de transformação digital 100% feito e voltado para os pretos, que aborda temáticas como:
- modelagem de negócios;
- vendarketing;
- programação para não programadores;
- empreendedorismo.
Eventos que conectam: Startblackup
O segundo pilar do nosso movimento é a conexão. Com o Startblackup, criamos eventos que reúnem profissionais, estudantes e empreendedores para trocarem ideias, discutirem assuntos de mercado e terem um momento de convivência e descontração.
São oportunidades de novos negócios e parcerias, onde fortalecemos a nossa rede de contatos pretos e aplicamos nosso tempo e conhecimento diretamente em Black Money.
Negócios que impactam: D’Black Bank e Mercado Black Money
O D’BlackBank é uma Fintech criada para conectar consumidores a empreendedores negros. Como nosso primeiro produto lançamos nossa maquininha de cartões, a #Pretinha.
A #Pretinha é um instrumento desenvolvido especialmente para empreendedores negros. Com taxas justas, ela ajuda o pequeno empresário negro a girar seu capital, o que proporciona mais facilidade de recebimento de seus clientes e aumenta a circulação do dinheiro na comunidade preta.
O Mercado Black Money é uma plataforma on-line – Marketplace – que permite a conexão entre empreendedores e consumidores negros. Ao longo de nossa jornada percebemos que há muitos brasileiros desejando combater o racismo através do apoio a negócios negros, mas não sabem como encontrar esses afroempreendedores.
Nosso objetivo é ser mais do que um Marketplace para negócios negros, e ser sim uma ferramenta para gerar autonomia e prosperidade para comunidade negra, dentro dos valores afrocentrados.
Por que entrar em um hub focado em afroempreendedorismo?
Uma das maiores pedras que temos que transpor em nosso caminho é a falta de oportunidades. A meritocracia é utópica, afinal não tem como todos alcançarem o mesmo patamar se cada um larga com condições diferentes. Precisamos agir com propósito, escolher estar com quem vai realmente nos ajudar a evoluir. Temos 3 pontos que explicam muito bem isso.
Falamos a mesma língua
Empatia é a palavra que mais se fala atualmente. Por mais que ela seja inalcançável por natureza, é muito mais fácil se colocar no lugar do outro quando se tem um histórico de vida similar. Como pretos, temos muitas coisas em comum, muitas lutas e episódios de racismo que quem nunca passou por isso tem dificuldades em entender.
Queremos as mesmas coisas
Todo mundo quer ter estabilidade financeira, mas nós, pretos, sabemos que precisamos conquistar várias outras coisas primeiro. Sabemos que precisamos ter uma reserva de emergência, mas mal damos conta de suprir nossos consumos básicos. Quem viveu no dia a dia essa realidade, tem mais experiência para ajudar os demais a mudar esse cenário.
Juntos, somos mais fortes
Quem nunca ouviu falar que “uma andorinha só, não faz verão”? O trabalho em grupo fortalece as pessoas e, para enfrentar um mercado dominado há séculos pelos brancos e outros grupos étnicos, quanto maior for nosso grupo, melhor. Sozinhos, somos presas fáceis, juntos, somos invencíveis.
Como ajudar a fortalecer o Black Money?
A melhor forma de fortalecer o Black Money é fazendo parte desse movimento. Tudo o que fizer ou pensar, foque no povo preto. Veja alguns exemplos em nosso mini-manual de guerrilha e nos tópicos abaixo.
Faça o seu melhor trabalho
Todo mundo tem algum talento e isso deve ser aplicado em prol da comunidade preta para torná-la cada vez mais forte e mais independente. Você pode contribuir ativamente de várias formas, mas vamos destacar duas que são mais impactantes.
Crie produtos e serviços específicos
O seu talento é a costura? Crie roupas com estilo afro. O seu talento é a culinária? Monte um restaurante voltado para a população negra. O seu talento é na música? Crie eventos que exaltam a cultura negra. Não importa qual seja seu talento, você pode direcioná-lo para o fortalecimento do Black Money.
Ensine o que sabe para quem precisa
Acredite na beleza e na força do seu talento e multiplique-o repassando aos demais. Se você é fera em informática, ofereça cursos de capacitação. Se você manda muito bem em contabilidade e finanças, ajude seus vizinhos e amigos a serem mais organizados. Faça com o que o seu talento seja ampliado dentro da comunidade.
Compre dos empreendedores pretos
Seja intencional na hora de fazer as suas compras. Existem tantos empreendimentos pequenos, tocados por pretos e pretas, que precisam de apoio. Uma coisa simples que fará toda a diferença é priorizar esse locais, fazer com que o dinheiro que sairia da sua mão diretamente para a mão de um branco, circule por mais tempo entre os pretos.
Interaja com o mercado negro
Se você é empreendedor, faça parcerias com outros empreendedores negros. Dê preferência a fornecedores pretos, monte ofertas de produtos e serviços em colaboração com outras marcas, mas nunca deixe de focar em fortalecer a comunidade preta. Quanto mais negra for a sua rede de contatos, mais forte será o Black Money.
Agora que você já conhece o Mercado Black Money e sabe como ele é importante para o fortalecimento da comunidade negra no Brasil, então, saiba como fazer parte ou aproveite para comprar de pessoas pretas.
Compartilhe:
7 respostas
Boa tarde, a Black Money só compra produtos do mercado negro?Pois trabalho com produtos para cabelos afros da WIDI CARE, uma linha muito conhecida no mercado chamada juba.
Existe no projeto um site direcionado para vender produtos produzidos por pretas e pretos no mercado?
Sim, o http://www.mercadoblackmoney.com.br