Se você conhece a história de Madame CJ Walker, certamente ficará entusiasmada ao assistir a nova série limitada da Netflix. A série Self Made: Inspirado pela Vida de Madame CJ Walker foi lançado no último fim de semana e é inspirada no livro On Her Own Ground: The Life and Times of Madame CJ Walker, da tataraneta A’Lelia Bundles da Walkers.
Nascida em 1867, Madame CJ Walker era uma empreendedora afro-americana que criou um império com seus produtos capilares e cosméticos para mulheres negras.
Depois de experimentar a perda de cabelo devido à doença no couro cabeludo, ela trabalhou para criar produtos capilares especializados. Continuando sua missão, ela dedicou tempo e esforços para promover seus produtos, levando-a a viajar pelo país para dar palestras sobre seus produtos e descobertas.
Walker tornou-se capaz de investir em si mesma, construiu uma fábrica e treinou “esteticistas de vendas” para expandir o alcance de seu empreendimento. Seus negócios cresceram tão exponencialmente que, na época de sua morte em 1919, ela foi a primeira milionária americana autodidata.
O nascimento de um império
Após a morte de seu marido, Sarah mudou-se para St. Louis, onde três de seus irmãos moravam. Nos seus primeiros dias em St. Louis, Sarah ganhou pouco mais de um dólar trabalhando como lavadeira.
Sarah aprendeu muito sobre cuidados com os cabelos de seus irmãos, que trabalhavam como barbeiros. Naquela época da história, os cuidados com os cabelos dos afro-americanos não estavam muito disponíveis e muitas condições de saúde relacionadas aos maus cuidados com os cabelos eram abundantes na comunidade.
em 1904, Sarah começou a trabalhar para Annie Malone, vendendo produtos para o cabelo por uma comissão. Durante seu tempo de trabalho para Annie Malone, Sarah aprendeu o suficiente sobre a indústria para desenvolver seu próprio produto.
Em 1905, Sarah e sua filha se mudaram para Denver, Colorado, onde continuou a vender os produtos de Annie Malone, mas por outro lado estava desenvolvendo seus próprios produtos para rivalizar com sua empregadora.
Usando suas habilidades de vender para Annie Malone, Walker ia de porta em porta para vender seu produto. Ela também ensinava outras mulheres negras a cuidar e pentear seus próprios cabelos.
Dona do meu destino
Madame C.J. Walkers deixou o Colorado e realocou o negócio em Pittsburgh, Pensilvânia. Abrindo um salão de beleza e continuando a treinar mulheres negras, o império de cuidados com os cabelos de Made CJ Walker começou a decolar.
Em 1919, milhares de mulheres estavam trabalhando como agentes de vendas e a produção do produto aumentou bastante depois de construir uma fábrica em Indianápolis, proporcionando a abertura de um salão de cabeleireiro e uma escola de beleza para ajudar a treinar suas agentes.
Você quer entender como as técnicas de vendas e marketing utilizadas pela Madame CJ Walker’s podem impactar positivamente os negócios da Comunidade Negra até os dias de hoje? Participe da Live do Movimento Black Money as 20:00 desta Terça-Feira , basta clicar aqui !
Praticando Black Money
Graças à sua influência na comunidade afro-americana, para não mencionar sua vasta riqueza, Madame CJ Walker tornou-se uma ativista e filantropa política bem conhecida.
Durante seu tempo como ativista, Walker gastou milhares de dólares em causas para ajudar a comunidade afro-americana. Algumas de suas doações foram dadas a organizações como;
- YMCA
- Tuskegee Institute
- Igreja Episcopal Metodista Africana de Betel
- Universidade de Bethune-Cookman
- Palmer Memorial Institute
Walker foi a primeira a contratar Vertner Tandy, o primeiro arquiteto negro licenciado em Nova York. Ela contratou Tandy para projetar sua casa em Irvington-on-Hudson.
Agora conhecida como Villa Lewaro, a casa de US $ 250.000 tornou-se a casa dos líderes comunitários para reunir e inspirar outros afro-americanos.
Uma existência para ser lembrada
Walker era a mulher afro-americana mais rica da América. Antes de sua morte, ela havia doado mais de US $ 100.000 para orfanatos, instituições de caridade, indivíduos e outras instituições.
Madame CJ deixou um legado por ter seguido estes princípios:
- Questionar-se ;
- Buscar o autoconhecimento;
- Definir objetivos;
- Estabelecer um planejamento grandioso de vida;
- Manter o foco em seu propósito de vida;
- Definir o tipo de legado que deseja deixar.
E você? Qual será o seu legado?
teste
2 respostas
Filme sensacional ! Grande empoderamento da mulher negra! Superação, inovação e resiliência!
Amei o filme, mim faz volta a sonhar ,e acreditar em mim!