Como a Globo, a Record e a maioria dos outros meios de comunicação desejam que sejamos tudo o que não somos, vide o caso de nosso irmão Rodrigo França no BBB, aqui está uma lista de coisas que precisamos ouvir e dizer mais para nossos irmãos – homens negros.
1- Eu te amo, mano.
Nós não dizemos aos outros, como homens, o quanto nós significamos um para o outro. Não há fraqueza nisso. Apenas força, solidariedade e poder.
2- Você não precisa ser perfeito.
Você só precisa se comprometer a ser a melhor versão de você mesmo em prol da sua comunidade.
3- Seja forte! Alguém depende de você.
Dependemos de você para construção de nossa “Wakanda”construção de nossa “Wakanda” e isso depende que você seja exatamente a manifestação de todo potencial existente em você.
4- Leia mais.
Você tem tempo para ler 12 livros por ano ( o brasileiro médio lê apenas 2,43 livros). Somos os seres originais, deidades, descendentes de Reis e Rainhas. Nós não temos o direito de sermos “medianos”. Precisamos conhecer nossa história e a de outros homens negros que fizeram história por nós.
Mostrar e compartilhar suas emoções não é um sinal de fraqueza. Prestar atenção em como nos sentimos nos ajuda a ficar mais sintonizados com nossa comunidade e natureza.
6- Sua saúde mental é importante.
Você não pode “vacilar” com sua mente. O trauma emocional é muito real e digno do nosso tempo. Nós passamos por muito recentemente.
7- Viver é um ato de resistência.
Você vai viver, colocar todos esses sonhos para fora e prosperar – apesar dos indicadores negativos.apesar dos indicadores negativos.
8- Você é um descendente de reis.
Estou falando tão sério que estou repetindo. Não curve sua cabeça para a vida.
9- Tenha atitude.
Sua opinião não vai pagar suas contas ou construir seus sonhos. Você precisa AGIR
10- O fracasso não é uma tatuagem.
Aprenda a lidar com as perdas e seguir em frente. Adapte-se e supere as adversidades.
11- Ganhar dinheiro e fazer o bem não é mutuamente exclusivo.
Você só tem que ser claro sobre os seus não-negociáveis e ficar ao lado deles. Como o exemplo dado por Malcolm X, quando tentaram suborna-lo com U$2 milhões.
12- Seja excelente.
Você não precisa pedir permissão para ser excelente . Vá em frente.
13- Você é capaz.
Não há absolutamente nada de errado em trabalhar para outra pessoa , mas vale a pena pensar como um dono.
14- Pratique #BLACKMONEY
Raça em primeiro lugar. Negros psicologicamente distanciados da Cultura Africana só reconhecem como alternativa a solução de branca. Mas a luta do Povo Preto, no mundo inteiro, é por Poder.
Quem diz que esse poder será financiado pelos brancos, ou obtido com dinheiro de pagamento por “bons serviços prestados” a eles, está enganado ou está enganando.
Todos, eu disse TODOS, os povos do planeta conseguiram seu poder econômico e político se unindo entre si; apenas, eu disse APENAS, o Povo Preto ainda não o fez. Não é social, é racial.Não é social, é racial.
15- Economize.
Poupe, guarde seu dinheiro. Comece a investir. Pague-se primeiro.
16- Autodeterminação.
Não precisamos provar nada para ninguém. Do your own thing.
Autodefinição e autonomeação, criar e falar por nós mesmos.
Para quem não sabe, Colin Kaepernick é o ex-quarterback do San Fransisco 49er’s que usou sua plataforma como atleta influente para abrir uma conversa sobre acabar com a brutalidade policial.
Originalmente, Kaepernick sentou-se durante o hino, mas começou a se ajoelhar há mais de um ano em 2016. Kaepernick afirmou que não iria “ficar de pé para mostrar orgulho em uma bandeira para um país que oprime pessoas negras e pessoas de cor”. O protesto encontrou rechaço e ressentimento de alguns, mas sinais de apoio dos outros. O clima controverso custou a carreira a Kaepernick, de repente nenhuma equipe o contratou mais, em parte por causa da conversa que seus protestos trouxeram à NFL.
Ao longo do escrutínio, o assédio e a reação, apesar de custar sua própria carreira profissional, Colin Kaepernick estava determinado a fazer tudo o que podia para usar sua voz para acabar com a opressão dos negros. Kaepernick exemplifica Kujichagulia – a sua convicção de fazer o que era certo não vacilou a qualquer momento e não importa o custo.
O Movimento Black Money deseja encorajar os homens negros, a comunidade negra a não ter medo de lutar por sua autonomia, prosperidade e liberdade.
17- Tente se cuidar.
Eu amo chocolate e quindim, mas o que colocamos em nós mesmos pode realmente nos matar. Exercite-se, coma bem e fique ativo. Convide seus amigos para treinar, jogar capoeira … Coloque o corpo pra jogo.
18- Cozinhe.
Aprender a cozinhar é uma ótima dica para conquistar a preta. Assista a alguns vídeos do Youtube e mãos à obra.
19- Faça o que precisa ser feito.
“Algum dia” nunca vai aparecer no calendário. Escreva esse livro, mande esse tweet, grave essa musica. Não procrastine, especialmente não agora.
20. #COMPREPRETO
Para além de comprar preto toda sexta-feira, nosso movimento é de identidade e economia global, fundamentado no Panafricanismo de Marcus Garvey.
Precisamos nos reconhecer, nos proteger e nos apoiar. Esses são os 3 pilares da campanha “compre preto”.
O desafio está lançado mais uma vez: sexta-feira é dia de fazer seu vídeo ou foto apoiando um negócio preto.
Poste e marque as hashtags #comprepreto #movimentoblackmoney #blackfriday
E aí, irmão? Estava precisando dessas palavras? Compartilhe com outors homens negros que conhece e deixe eles saberem que somos muito capazes!
Compartilhe, vamos espalhar!
teste
14 respostas
Eu achei problemático algumas coisas da lista, certos itens estão relacionados à masculinidade tóxica que estamos tentando combater. O item 1 e o 18 reforça um comportamento heteronormativo que não reflete a pluralidade de nós homens negros, nem todos falamos “mano”, podemos chamar nossos irmãos de amigos, parceiros e etc, como também não somos todos heterossexuais, e não necessariamente temos que aprender a cozinhar pra conquistar um(a) parceiro(a). A foto do item 18 só mostra homens pretos malhados, isso ta longe de ser a realidade…
Gostei bastante do modelo de lista, porém acredito que se os textos fossem mais extenso em cada item seria melhor.
Senti falta de falar sobre o sexo do homem preto. Ele ter que sempre ser o bem dotado, o “pica” dura, viril e bom de cama é um fardo, e uma realidade que não se aplica a TODOS os homens pretos e ninguém toca nesse assunto…
Me sinto feliz em saber que não estamos sós na causa sou cabeleireira a 3 anos e tentando fazer a diferença em busca de ter o meu próprio negócio mas as vezes me senti do só em busca de referências.Tudo isso que acabo de ler é o máximo.
Parabéns!
Amei demais!
Adorei tudo isso já está na minha fórmula de desempenho esclusivo.
Saudações cordiais zulus
Sensacional!! Muito bom, comecei a acompanhar e já sou fã. Obrigado.
Excelente, eu como articulador do Movimento Poder Negro Vale estou fomentando com o grupo no zap chamado Shopping BLACK. Tmj
Um avanço e tanto! Parabéns pela indicação do caminho a trilharmos como povo negro!
Juntos somos mais fortes
Irmã, a hiper sexualização do homem negro é um fardo imposto, não um desejo do mesmo
Nós NEGROS temos que fundar um partido liberal de direita e conservador.
Somos panafricanistas