A MENSAGEM DE LOVE HAIR PARA ALÉM DE VENCEDOR DO OSCAR

O filme estrelado por uma família negra se consagra na cerimônia do Oscar 2020. Batendo de frente com a falta de representatividade, Hair Love leva a estatueta de melhor animação.

A conquista do curta está para além do prêmio.  A trama conta a história de uma menina que por não conseguir arrumar seu cabelo crespo precisa da ajuda do pai para deixa-lo como sua mãe sempre fazia. Abordando temas como amor, autoconfiança e aceitação, a narrativa também revela um comportamento paterno presente, sensível e participativo. Bem distante da famosa frase “isso não é coisa de homem”, a animação mostra um pai um tanto desajeitado, descobrindo como agir entre cremes, grampos e elásticos. “Tenho muitos amigos que são pais jovens. Queria ver uma família jovem e negra em um filme de animação. Os pais negros são submetidos aos piores estereótipos e as pessoas que eu conheço estão muito envolvidas na vida de seus filhos“, disse Mathew Cherry, diretor e produtor de Hair Love.

Numa realidade onde se enfrenta grandes estigmas sociais, vale ressaltar a importância de ter o cabelo crespo como ponto central de um filme. O desenrolar da história descontrói substancialmente discursos opressivos. O momento da dificuldade em que pai e filha passam para ajeitar as madeixas é substituído pela alegria de trata-las e aceita-las como são. A identificação entre eles ocorre através da textura dos fios, que resulta em autoestima, representatividade e conscientização. “Policiar o cabelo negro é como policiar a nós mesmos, então libertar o cabelo negro significa nos libertar”, disse a produtora Karen Rupert Toliver na cerimônia de premiação.

Apesar de atingir a todos, o curta contribui com o preenchimento de uma lacuna no que se refere à material de referência racial positiva para o público infantil, sobretudo para crianças negras. “Foi um trabalho feito com muito amor, porque acreditamos que a representatividade importa principalmente nos desenhos animados, que geralmente são nosso primeiro contato com o mundo dos filmes” afirma a produtora e ainda ressalta “Nós esperamos que o sucesso do curta mostre que essas imagens positivas são coisas que as pessoas querem ver. Você pode fazer histórias mais dramáticas ou mais tristes, mas as histórias alegres também são possíveis e tão poderosas quanto”.

De fato, o curta cumpre a missão de retratar com leveza questões pertinentes que convidam os expectadores à reflexão de comportamento e conscientização.

Hair Love tem apenas 6 minutos e 47 segundos e foi lançado pela Sony Animation Pictures. Em agosto de 2019 teve sua estréia nos cinemas e em dezembro do mesmo ano foi disponibilizado no YouTube e já atinge mais de 19 milhões de views. Para realizar o filme, Cherry, fez uma campanha no Kickstarter (maior site de financiamento coletivo do mundo) e arrecadou 300 mil dólares, o maior arrecadamento para produção de animação da atualidade.

https://www.instagram.com/tv/B7o6dfwJ3h7/?igshid=16z2axwrki0e0
teste
1737 Views

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer saber as novidades do Movimento Black Money?

Receba notícias e novidades sobre empreendedorismo preto, finanças, marketing e diversidade.
eskort mersin -

web tasarım hizmeti