Como pequenos negócios do mercado black podem superar a crise

Nós, pretos e pretas, sabemos o quanto é difícil ter um pequeno negócio no Brasil. Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, os desafios aumentaram ainda mais. De portas fechadas, parece ser impossível superar a crise e manter a empresa funcionando, mas isso não é verdade.

Neste artigo, vamos falar sobre as providências que você deve tomar para salvar seu empreendimento, encontrando alternativas que o ajudem a torná-lo mais forte e próspero, mesmo em momento de crise. Confira!

Reveja as finanças do negócio

O primeiro passo para superar a crise causada pela pandemia é entender muito bem como está seu negócio e quais são as possibilidades que ele apresenta atualmente. Para isso, é importante que você aja sob duas perspectivas, que explicamos melhor abaixo.

Tome algumas ações imediatas

O momento pede urgência. Mas calma, urgência é diferente de desespero! Comece levantando todas as despesas habituais, dívidas em aberto e custos mínimos para se manter, mesmo em escala reduzida. Também é essencial analisar as entradas, como elas acontecem e quais os impactos cada uma delas está sofrendo com a COVID-19.

Com essas informações em mão, fica muito mais fácil identificar os pontos de economia que podem ser feitos, quais dívidas podem ser negociadas e, o mais importante, em quais condições. Aproveite o momento para reduzir o estoque por meio de promoções e liquidação e tome bastante cuidado com a taxa de juros de empréstimos.

Faça projeções para superar a crise

Depois de compreender e organizar o hoje, é preciso pensar no amanhã. O novo coronavírus têm mostrado que, enquanto não tivermos uma vacina para combatê-lo, não conseguiremos realizar planos de longo prazo. Contudo, é necessário prever alguns cenários para tomar decisões mais precisas e benéficas para o negócio.

Tenha em mente um mínimo de 3 cenários: um mais conservador, um moderado e um mais otimista. Trace um plano para cada um deles, que contemple alternativas para geração de caixa e para a contenção de custos. Faça um acompanhamento diário das ações e de seus resultados para entender em qual dessas vertentes o seu negócio está seguindo.

Adapte seu negócio à nova realidade

Em meio a tantas incertezas, algo se mostra unânime: vivemos uma nova realidade. Não apenas no presente, mas teremos mudanças de hábitos que serão adotadas em definitivo, gerando novas oportunidades para os pequenos negócios. Para se adaptar a essa mudança de cenário, é preciso avaliar tanto os produtos e serviços quanto os processos da empresa, como descrevemos a seguir.

Repense produtos e serviços

Seus produtos e serviços precisam se encaixar na nova realidade do mercado e da sociedade. Isso pode envolver desde a forma como os produtos são produzidos, embalados e entregues, até a forma como os serviços são prestados. Cada detalhe faz uma grande diferença nesse momento.

Em alguns casos, será necessário mudar um pouco o foco da empresa. Se você prestava serviços de beleza, pode passar a ministrar cursos e a vender produtos para que os clientes façam tudo em suas casas. Se você tem uma pequena loja de quitutes, pode adotar o delivery. Enfim, explore sua criatividade e amplie suas possibilidades de atuação.

Reveja seus processos

Toda empresa é feita de uma série de processos, e a pandemia do novo coronavírus gerou impacto em boa parte deles em empresas do mundo todo. Os cuidados com a higiene que, antes, eram mais rígidos apenas no setor alimentício, hoje é exigido em todos os tipos de negócio.

Por isso, tenha muita atenção a todas as orientações das entidades sanitárias, cuide da higiene de cada ponto de contato e faça com que seus clientes saibam de tudo isso e valorizem os seus esforços.

Utilize a tecnologia a favor do seu negócio

Não dá para falar em superar a crise da COVID-19 sem falar em tecnologia. Ela se tornou a principal ferramenta para pessoas e empresas contornarem as dificuldades causadas pelo isolamento social sem colocar a saúde de todos em risco. Veja algumas ações que você deve adotar em seu negócio para superar a crise.

Tenha uma loja virtual

A loja virtual é uma solução que já existe há algum tempo no mercado, mas que ganhou força com a pandemia do novo coronavírus. Atualmente, não é preciso realizar grandes investimentos para ter uma versão online do seu negócio. O mais importante é ter cuidado com a experiência do cliente, abastecendo a loja com informações precisas e descomplicadas, além de fotos de boa qualidade.

Invista em novos canais de atendimento

O universo online proporciona várias formas de atendimento aos consumidores, que vão desde o uso das redes sociais, como o Instagram e WhatsApp, até a implementação de ferramentas de chat automatizado no site. Conheça bem o seu público e invista nos canais que mais combinam com ele.

Amplie a divulgação online

Por fim, a divulgação também precisa ser migrada para o mundo virtual. Para isso, as redes sociais são uma excelente porta de entrada, já que contam com um bom alcance, independentemente do segmento em questão. Outra forma muito eficiente é utilizando um marketplace, como o Mercado Black Money. É como abrir sua loja em um shopping especializado no público que você atende.

Agora que você já sabe como fazer para superar a crise, mesmo com um pequeno negócio, que tal se aprofundar um pouco mais no universo dos empreendimentos negros do Brasil? 

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