A pandemia do novo coronavírus mudou a rotina de todo o mundo, principalmente dos empreendedores. Diante das medidas de segurança sanitária impostas pelas autoridades, o uso de ferramentas digitais se tornou a melhor alternativa para contornar as limitações de acesso aos clientes. Vender em redes sociais passou a ser uma questão de sobrevivência para muitos negócios.
Neste artigo, vamos ajudar você a fortalecer a sua marca nas redes sociais para que as vendas sigam crescentes e sustentáveis. Falaremos sobre as características de cada rede social, a criação de conteúdos atrativos e as melhores práticas de relacionamento para transformar visitantes em clientes e para mantê-los sempre ativos. Confira!
Quais as melhores redes sociais para vender seus produtos
Vamos começar falando um pouco sobre cada uma das redes sociais mais utilizadas pelas empresas e como elas podem agregar valor ao seu negócio.
O Instagram é uma das melhores opções para quem deseja vender em redes sociais. O app conta com ferramentas específicas para contas comerciais, onde é possível acompanhar o engajamento do público, os horários de maior pico e até mesmo expor produtos, como em uma loja virtual.
É fundamental garantir um alto padrão de qualidade nas fotos, constância nas publicações e interação com os seguidores. O stories pode ser utilizado para questões mais cotidianas da marca, para fazer enquetes e, caso tenha bastantes seguidores, para encaminhar os seguidores para o site da loja. O IGTV é excelente para tirar dúvidas frequentes de clientes, com explicações mais aprofundadas sobre o produto ou serviço que é oferecido.
O WhatsApp está na mão de quase todo brasileiro. Por ele, é possível enviar fotos dos produtos para listas de transmissões, postar novidades no status e, o mais importante, conversar diretamente com os clientes. É o mais próximo de uma venda presencial que se pode ter, com troca de áudios, ligações e até mesmo videochamadas.
O Facebook é a plataforma mais completa quanto o assunto é vender em redes sociais. Ele conta com uma estrutura completa para a montagem de uma loja virtual, onde os produtos e serviços podem ser divulgados com fotos, vídeos e descritivos. A interação com os clientes pode ser feita por meio do Messenger, inclusive com a inclusão de atendimento automatizado.
As ferramentas de gestão permitem analisar estatísticas importantes para a montagem de uma estratégia de peso, que podem envolver investimento em campanhas de divulgação integradas com o Instagram.
Tik Tok
O Tik Tok é a sensação do momento, alcançou a marca de 1 Bilhão de inscritos em menos de 5 anos (Facebook levou 10 anos). A rede, que começou como uma central de desafios, se tornou algo bastante abrangente. Apesar de demandar um pouco mais de criatividade, o Tik Tok pode ser usado para a criação de vídeos que atraiam ainda mais os clientes, inclusive em outras redes sociais, como o Instagram e Facebook.
Como criar conteúdos para divulgar produtos e marca
Cada rede social tem suas características específicas, mas todas elas demandam a criação de conteúdos de qualidade para alavancar as vendas. Veja as dicas que trouxemos, abaixo.
Estude seu público
O primeiro passo é compreender para quem o conteúdo será criado. É fundamental falar a mesma língua do seu público e oferecer aquilo que ele busca. Algumas características ajudam nesse levantamento:
- faixa etária;
- classe social;
- hábitos de consumo;
- dores que vive que estejam relacionadas ao que a sua empresa oferece;
- questões que impedem ou dificultam a venda.
Faça um planejamento de postagens
As publicações precisam seguir um planejamento para garantir uma estratégia ainda mais vantajosa para o negócio. É importante definir a periodicidade de publicações, a linha de raciocínio que será seguida e o encadeamento dos temas abordados para que façam sentido no longo prazo. Isso ajuda a cativar a audiência, aumentando o engajamento.
Seja criativo e preze pela qualidade
Criatividade e qualidade devem andar juntas em um planejamento de conteúdo. Afinal, não é apenas a sua marca que realiza vendas pelas redes sociais. É preciso encontrar um lugar de destaque. Seja o melhor no que faz, esteja atento aos detalhes e encante o seu público.
Utilize gatilhos e elementos facilitadores
Os gatilhos são pontos que despertam a atenção do consumidor de um conteúdo. Ele pode estar presente na foto, que dá destaque a um diferencial do produto, mas, geralmente, está nas palavras utilizadas nos textos e descrições. Invista em chamadas mais atrativas, que gerem curiosidade, urgência ou escassez.
Além disso, use elementos que facilitem a compreensão da mensagem. Frases mais curtas nas descrições, uso de palavras comuns, menos estrangeirismos ( eu sei, aqui utilizamos muito.rs) e até mesmo a inclusão de emojis e símbolos divertidos. Nas imagens, garanta que os produtos estejam bem visíveis e que o fundo não chame muita atenção.
Boas práticas de relacionamento para vender em redes sociais
Vender em redes sociais não se limita a postar coisas e esperar que a mágica aconteça. É preciso se relacionar com o público e estabelecer um diálogo saudável e frutífero. Existem dois tipos de pessoas com as quais a empresa precisa lidar: as que ainda não são clientes e as que já são clientes. Confira algumas dicas para cada uma delas.
Para conquistar novos clientes
O principal esforço a ser feito em relação a essas pessoas é de apresentar a empresa e seus produtos e serviços. Tal como se estivesse em uma loja física e chamasse as pessoas para entrar. Mostre cada produto, explique suas características e vantagens, convença essas pessoas a comprarem.
Para fidelizar clientes conquistados
Depois de comprar, o relacionamento entre a empresa e o cliente não deve ser deixado de lado, afinal, é interessante que essa pessoa volte a comprar mais vezes e indique os produtos e serviços a outras pessoas. No universo digital, o pós-vendas se dá por meio de muita interação, atendendo às dúvidas, sugestões e reclamações de quem já conhece a sua marca. A aproximação com o cliente deve ser constante e muito bem-fundamentada.
Como pôde ver, vender em redes sociais é bastante similar a vender fisicamente. O sucesso do negócio depende muito mais da parte humana do que da parte tecnológica utilizada, por isso é importante agir de forma sincera e objetiva. Acima de tudo, acredite no seu potencial e não deixe que as barreiras sanitárias do momento destruam o seu sonho de empreender e ter sucesso.
Se você gostou das dicas, mas ainda tem dúvidas sobre o quão longe o seu negócio pode ir durante essa pandemia, conheça agora projetos pretos que estão fazendo muito sucesso no Mercado Black Money?
2 respostas
Estou iniciando meu empreendimento virtual no Instagram.
E hoje estou agregando conhecimento com as publicações do MBM, que está sendo de grande valia para meu negócio.
Obrigada Movimento Black Money por SER neste momento tão delicado que estamos vivendo.
Vida longa ao MBM!!!